sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Vafana va Unanga cantam para apoiar vítimas da explosão em Caphiridzange

Primeiro show realiza-se hoje no Centro Cultural Americano
A solidariedade não se expressa apenas de forma social, a cultura, sempre, intervém em quase todos assuntos. Esta, a descrever-se mais adiante, é uma delas. Para dar algum conforto às vítimas da explosão do camião-cisterna em Caphiridzange, província de Tete, os jovens do grupo coral Vafana va Unanga juntam-se a outros grupos corais, e não só, em dois espectáculos a fim de recolherem donativos através de performances artísticos.
O primeiro show a realizar-se hoje, às 18h00, no Centro Cultural Americano, vai juntar os grupos IPM, Avante e Anjos do Apocalipse, para cantar músicas com temas de caris social, sobretudo. Pede-se ao público um gesto de solidariedade, através de contribuições modestas como, por exemplo, um quilo de alimentos não perecíveis, que serão canalizados via Cruz Vermelha às vítimas de Caphiridzange.
O outro concerto, vai ter lugar no sábado (17), na Casa da Cultura do Alto-Maé, em Maputo. A iniciar às 18h00, o espectáculo será abrilhantado pelo coral Moz Dreams, pelo grupo Makwaela Hodi e pelo músico Jeremias Chamo. Neste convívio, tal como no outro, espera-se que se partilhem muitas emoções.
Fora a vontade de ser solidários, o grupo Vafana va Unanga vai lançar um single, que antevê o segundo álbum.  O valor arrecadado com a venda deste trabalho será revertido, em parte, para as vítimas de Caphiridzange.
Vafana va Unanga é um grupo que existe há sete anos e, como fruto do seu trabalho, tem o seu primeiro álbum de música gospel lançado em 2011. Após cinco anos sem lançar nenhum CD, os jovens dizem que amadureceram e estão preparados para mais uma aventura discográfica, desta vez, para honrar o tempo estagnado, será álbum duplo. Esse feito é prometido para o próximo ano. A contar com 20 faixas musicais, o segundo álbum vai trazer mais estilos musicais, para além do gospel que é característicos do colectivo.
A mudança de ritmos e mensagens na música dos Vafana va Unanga é resultado de um processo de amadurecimento. “Durante estes cinco anos, nós percebemos que a música coral não se limita apenas às igrejas, e começámos a actuar em casas de pasto. As nossas mensagens mudaram, agora também cantamos temas de festas, assuntos sociais e prevenção”, explicaram os artistas.
Mas enquanto o álbum duplo não chega, os amantes do canto coral estão convidados a juntar-se aos dois espectáculos, deliciar-se de boa música, adquirir o single e ajudar a quem precisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário