quarta-feira, 13 de março de 2013

CMCM, diz não ter capacidade para gestão de resíduos sólidos

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo, capital do país, reconhece a sua incapacidade na gestão dos resíduos sólidos que inundam a cidade. Segundo o Director da Direcção Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos e Salubridade na cidade de Maputo, João Mucavele, a edilidade está a envidar esforço para manter a cidade limpa mas, alguns munícipes não estão a colaborar. Falando em entrevista Folha de Maputo, Mucavele disse que um dos grandes constrangimentos que sombreia o trabalho da edilidade tem a ver com o incendiamento dos contentores de lixo colocados nas diversas artérias da cidade.

Maputo: Disputa de namorada termina em tragédia

O QUE parecia ser uma pequena peleja por uma jovem de 20 anos, envolvendo o seu namorado e um pretendente, terminou na morte do primeiro por esfaqueamento, semana passada, no bairro de Mavalane B, na cidade de Maputo. O infortúnio deu-se pouco depois das 2.00 horas de madrugada da passada quarta-feira, quando os dois namorados foram interpelados por igual número de indivíduos, um dos quais pretendente da jovem. Os agressores, por sinal vizinhos e identificados pela Polícia como Reginaldo Honwana, de 23 anos, e Ercílio Cossa, 27, terão se envolvido então numa acesa discussão com Augusto Mausse, namorado da jovem, cuja identidade não apurámos. Um dos jovens tirou uma faca do bolso, com a qual desferiu golpes no tórax de Augusto, que perdeu a vida a caminho do Hospital Geral de Mavalane. Segundo Orlando Mudumane, porta-voz da Polícia no Comando da Cidade, a detenção dos assassinos aconteceu graças à rápida denúncia dos familiares da vítima. “Tratando-se de vizinhos do assassinado, a Polícia foi comunicada e fez-se ao local, conseguindo neutralizar os indiciados antes mesmo que eles se pusessem em fuga. "Lamentamos que o jovem tenha perdido a vida de forma violenta”, disse o porta-voz. Mudumane deplorou ainda o facto de se estar a registar de forma muito frequente crimes por razões passionais, maioritariamente na capital do país. O último caso de homicídio por motivos passionais registou-se há dias no bairro Chali, no distrito municipal da KaTembe, do outro lado da baía, quando Alexandre Baltazar, de 25 anos, decidiu tirar a vida à sua própria esposa de nome Helena Manjania, também de 25 anos, ao espancando-a até à morte, num caso que chocou os residentes e autoridades policiais locais. O processo está a seguir os trâmites legais e o caso está a ser tratado na Secção de Instrução Criminal (SIC), podendo todos responderem em juízo pelo crime de homicídio qualificado.

Polícias indiciados na morte de Mido Macia: Tribunal nega caução

Os nove agentes da polícia sul-africana acusados de terem assassinado o taxista moçambicano, Emídio Macia, foram-lhes negado a liberdade condicional mediante o pagamento de caução pelo Tribunal de Binoni. O juiz da causa, Sam Makamu, disse ontem que a justiça sentiu que não havia interesse em conceder aos arguidos a liberdade mediante o pagamento de caução. Makamu explicou que havia um potencial risco dos residentes de Daveyton vingarem-se dos agentes caso fossem libertos. “Este é um pedido de fiança formal, não um processo para estabelecer se os acusados são culpados ou não”, disse Makamu. Makamu questionou as razões e os porquê dos agentes não terem solicitado o apoio da comunidade para neutralizar Macia, se é que estavam a enfrentar alguma dificuldade. “Por que a polícia não solicitou o apoio popular para a ajudar ... ou por que a polícia queria mostrar o seu poder agressivo à comunidade?” Caso fosse concedida a liberdade mediante caução, cada acusado pagaria valores que variam de 1 000 a 2 000 randes. Enquanto a defesa dizia que os seus constituintes não iriam interferir na busca de provas nem nas testemunhas, Makamu disse que já havia identificado algumas testemunhas para o efeito, que eram seus colegas, os quais, caso sejam libertos, facilmente os poderiam localizar para intimidá-los.