domingo, 14 de maio de 2017

Refugiados no Malaui ganham foco do ACNUR em Moçambique

                                               Campo de refugiados no Malaui

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), tem um novo representante em Moçambique que vai dar prioridade ao retorno de refugiados no Malaui, anunciou a organização na ultima sexta-feira, dia em que anunciou o nome de seu novo representante no país.

Hans Lunshof, holandês, de 61 anos - que transita de Angola onde ocupou o mesmo cargo durante os últimos quatro anos e meio - passa agora representar o órgão das Nações Unidas em Moçambique.
Entre as suas prioridades consta "a preparação do repatriamento de moçambicanos que se encontram refugiados no Malaui", segundo comunicado divulgado pelo ACNUR.

Hans Lunshof vai viajar durante a próxima semana com uma delegação moçambicana para Lilongwe, capital do Malaui.
A viagem servirá para "concluir as negociações para um acordo tripartido entre a Malaui, Moçambique e o ACNUR", acrescenta-se no documento.

O ACNUR anunciou em julho de 2016 que 83% dos moçambicanos que tinham fugido para o Malaui devido a confrontos militares no centro de Moçambique já tinham voltado ao seu país, restando 1.800 por regressar.
Hans Lunshof foi recebido pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, para entrega da carta de credenciais, na sexta-feira (12.05).

O representante do ACNUR passa a assumir funções no país onde nasceu a sua esposa, Maria Luísa dos Santos, natural da Beira.

Nyusi diz que governo está disponível a trabalhar com a PGR para a divulgação do relatório às dívidas ocultas

     Chefe de Estado acredita que a PGR saberá dar continuidade ao trabalho iniciado pela Kroll

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse no quando da sua visita ao distrito de Angoche, Nampula, que o seu Governo está disposto a trabalhar com a Procuradoria-Geral da República (PGR) para conclusão do trabalho e posterior divulgação do relatório às dividas ocultas entregue pela empresa Kroll.

“Reafirmamos a disponibilidade do Governo de Moçambique em continuar a conceder todo apoio que se julgar necessário para a conclusão deste processo conduzido pela Procuradoria-Geral da República”, disse Filipe Jacinto Nyusi.

A Kroll entregou, a PGR o relatório da auditoria às empresas Proindicus, Ematum e a MAM. Cabe agora à PGR fazer o acompanhamento e divulgação do documento. Filipe Nyusi reiterou que acredita na competência da PGR.

“Nós acreditamos que com a finalização e entrega do relatório à PGR, a própria PGR saberá dar a continuidade devida aos procedimentos subsequentes no âmbito do seu mandato e competências” reiterou o Chefe de Estado.

Nyusi disse ainda que a conclusão do relatório de auditoria independente e internacional irá contribuir para o aprimoramento das decisões do Governo, já em curso no que concerne aos mecanismos de gestão e transparência das contas públicas e a posterior a responsabilização.

A terminar, o Presidente agradeceu o apoio dado pela Suécia que tornou possível a realização desta auditoria. 

Presidente da República satisfeito com desempenho de Nampula

              Filipe Nyusi considera que Nampula tem feito esforços para ultrapassar as dificuldades

O Presidente da República, Filipe Nyusi, terminou, ontem, a visita de trabalho que vinha efectuando à província de Nampula. Filipe Nyusi atribuiu nota positiva ao desempenho do governo.

“O balanço que fazemos do desempenho do governo provincial de Nampula é positivo. Positivo pela qualidade do trabalho que nos mostram e a criatividade. Dentro das grandes dificuldades que todo o país vive, a província de Nampula faz esforços de ultrapassar. Pede pouco e procura mais soluções”, disse.

Ainda assim, o Presidente reconheceu existirem  áreas que merecem uma atenção especial, como a do turismo.

O chefe do Estado esteve em Nampula durante três dias, onde manteve encontros com diferentes seguimentos da sociedade, para além de ter inaugurado vários empreendimentos.

PCA da EMTPM renuncia ao cargo

Maria Wane submeteu pedido de demissão ao edil David Simango

A presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal dos Transportes Públicos de Maputo (EMTPM), Maria Iolanda Macamo Wane está demissionária.

Segundo um comunicado do Conselho Municipal de Maputo, a mesma submeteu um pedido de demissão ao edil da capital e David Simango aceitou-o mas com efeitos a partir de 10 de Julho próximo.


A Empresa Municipal de Transportes recebeu recentemente a visita do Presidente da República e depois do Ministro dos Transportes e Comunicações que não ficaram satisfeitos com a gestão que é feita dos autocarros de transportes de passageiros.

Taxista morre atropelado por um camião

Quelimane

Um taxista morreu atropelado por um camião de transporte de mercadorias, na manhã de ontem, na avenida 25 de Junho, na cidade de Quelimane.

Segundo Adamo Mário, polícia afecto aos serviços de perícia, citado pelo Jornal O País, o sinistro aconteceu quando a vítima estava a reparar a sua bicicleta.

“A vítima estava a descer a avenida 25 de Junho quando a corrente da sua bicicleta caiu. O taxista parou para reparar a bicicleta, quando o camião cavalo embateu nele”, disse Adamo Mário, em declarações ao Jornal O País.

De acordo com o agente da PRM, as rodas traseiras do camião passaram por cima do corpo do ciclista, e este não sobreviveu, acabando por perder a vida no local do acidente.