segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cidadão mata irmão a paulada, em Manhiça

Um cidadão identificado como Carlos Tsandzana, residente no distrito de Manhiça, provincia de Maputo, agrediu mortalemente a paulada, na última Quinta-feira (28), o seu irmão que em vida respondia pelo nome de Alfredo Tsandzana, alegadamente por este ter vendido os seus bens enquanto se encontrava na África do Sul. Um cidadão reportou ao @verdade que o caso deu-se na localidade de Nwamatibjana, no bairro de Xicunguluine. Segundo o mesmo, Carlos Tsandzana ficou enfurecido ao regressar da terra do rande e descobrir que o seu irmão, a quem confiou a segurança dos tais bens (electrodomésticos) vendera um a um sem o seu consetimento muito menos consultá-lo. A vítima não resistiu à gravidade das lesões contraídas e antes de sucumbir teria pedido água para beber. O homicida e esposa, esta indiciada de cumplicidade no caso, encontram-se detidos nas celas do Comando da Polícia da República de Moçambique da Manhiça. Enquanto isso, ainda na Manhiça, um professor da Escola Secundária de Nwamatibjane, que leccionava a disciplina de Biologia, desde 2007, foi agredido mortalmente, também com recurso a paus, na madrugada da última Sexta-feira (29), por um grupo de malfeitores. A vítima, natural da província da Zambezia, respondia pelo nome de Rachid Diolentino. Depois do acto macabro, o seu corpo foi abandonado sem roupa nas proximidades da sua casa, sita junto ao mercado da Palmeira.

Escavadora mata operador na Matola

Um jovem moçambicano de 31 anos de idade, cuja identidade a Polícia não facultou, perdeu a vida, quinta-feira, no bairro de Língamo, na Matola, após um golpe na cabeça de uma pá escavadora. O incidente deu-se quando o malogrado tentava desmontar uma válvula na máquina sem observar os mínimos cuidados técnicos de segurança, sob ordens do seu patrão, um indivíduo de nacionalidade sul-africana e residente no distrito de Namaacha. Segundo o porta-voz da Polícia no Comando Provincial em Maputo, Emídio Mabunda, o corpo da vítima foi evacuado à morgue do Hospital Central de Maputo. Entretanto, sinistros continuam a ferir e destruir infra-estruturas. Duas pessoas contraíram ferimentos ligeiros como consequência de um acidente de viação ocorrido na madrugada de ontem, no bairro Central, na cidade de Maputo. Tratou-se de um despiste, seguido de choque contra obstáculo fixo, em causa um poste de energia, que saldou ainda em avultados danos materiais. Segundo Arnaldo Chefo, porta-voz da Polícia no comando da cidade, o excesso de velocidade é apontado como principal causa do sinistro.

Acidente causa três feridos e danos avultados na EN4

Três feridos um dos quais em estado grave e avultados danos materiais numa viatura é o rescaldo de um acidente de viação ocorrido na manhã de ontem na Estrada Nacional número quatro (EN4). O sinistro, segundo testemunhas, resultou de ultrapassagem irregular feita pelo condutor da viatura Honda AAQ 266MP, que embateu numa carrinha caixa aberta com a inscrição AAK 484MC que na altura seguia no sentido Matola-Maputo. Posteriormente, o carro que transportava três ocupantes viria a embater num poste de transporte de energia eléctrica, tendo de seguida capotado e imobilizado na rede que separa as faixas de rodagem. Testemunhas foram unânimes em afirmar que os jovens que se faziam transportar na viatura Honda denunciavam o estado de embriaguez e momentos antes do sinistro tinham sido vistos a consumir bebidas alcoólicas em plena marcha. Pela ocorrência, o tráfego foi momentaneamente condicionado, uma vez que uma das faixas no sentido Matola- Maputo ficou obstruída.

Ministério do Trabalho suspende 7 trabalhadores estrangeiros

O Ministério do Trabalho,através da Inspecção-Geral do Trabalho (MITRAB), acaba de suspender, com efeitos imediatos, sete trabalhadores estrangeiros que foram surpreendidos a trabalhar ilegalmente na empresa Fasorel, SARL. Trata-se de cidadãos de nacionalidade indiana em situação irregular encontrados a laborar por uma acção inspectiva àquela empresa, localizada na Cidade de Matola, Província de Maputo. Os mesmos também encontram-se ilegalmente em Moçambique. Um comunicado do MITRAB avança ainda que a presença daqueles cidadãos na Fasorel representa uma violação ao Regulamento sobre os Procedimentos para a Contratação de Cidadãos de Nacionalidade Estrangeira. Refira-se que em Dezembro último a Inspecção do Trabalho, a nível da província de Cabo Delgado, suspendeu 26 estrangeiros surpreendidos a trabalhar ilegalmente em diversas empresas naquela província do Norte de Moçambique. Os visados, eram provenientes da China, Brasil, África do Sul, Canadá, Suécia, Escócia, Nigéria, Senegal e Tanzânia, exerciam actividades em empresas de diversas áreas sem o visto de trabalho.