sábado, 9 de março de 2013

Raparigas sul-africanas são as que mais sofrem de violação sexual

Estima-se que 64 mil raparigas são violadas sexualmente todos os anos na Africa do Sul. A indignação diante desta situação aumentou nos últimos meses. Recentemente, manifestantes marcharam para protestar contra a morte brutal de uma das vítimas, a adolescente Anene Booysen. O que ela passou é assustador. Ela foi violada sexualmente e torturada na sua cidade natal de Bredasdorp, no Cabo Ocidental. Os agressores literalmente despedaçaram o corpo dela. Anene morreu pouco tempo depois em um hospital local. Troy Martens, porta-voz da Liga das Mulheres do actual partido dirigente Congresso Nacional Africano, diz que a brutalidade do ataque galvanizou a nação.”Penso que neste momento estamos numa situação adiantada no que diz respeito ao apoio dado as vítimas de estupro e da violência sexual. Há enorme atenção pública para o assunto, e também um sentimento de que algo precisa ser feito. Temos com efeito de dar um basta nesta situação, e o tempo de agir é agora” disse a porta-voz. O presidente Jacob Zuma condenou o ataque, e no seu Discurso sobre o Estado da Nação, em Fevereiro, convocou o povo para agir. No princípio deste mês, lançou uma campanha de âmbito nacional para levar os jovens nas escolas a assumirem diariamente o compromisso de não recorrerem nunca a violência sexual. Nas ruas de Joanesburgo, um número impressionante de pessoas afirmou ter visto em primeira mão os efeitos da violação. ”Conheço, na minha comunidade, numerosas pessoas que já pensaram em estuprar alguém” contou o estudante Mpho Elias. Esta jovem diz que foi abusada sexualmente – mas não estuprada por um amigo de sua família. ”Senti-me impura. E o pior é que ninguém parecia-me acreditar. Imagino que uma pessoa que venha a ser realmente estuprada deva se sentir mil vezes pior do que me senti. Sei do que estou a falar. É um sentimento que machuca, atormenta, castiga a todo o momento, a cada dia que passa” explicou a estudante Stembiso Hlungwani. O Centro de Protecção Legal Tshwaranang dá apoio a mulheres que sofreram abuso sexual. A directora Vicky Vienings diz que o compromisso anti estupro assumido nas escolas é um bom começo, mas não basta. ”E bom recitar algo, mas o que isso realmente significa? Qual e o impacto do estupro, o que ele representa para as mulheres? Penso que o facto de vivermos numa sociedade patriarcal faz da violação sexual um problema sistémico. E enquanto não mudarmos as coisas, enquanto não reformarmos a educação, não vejo como essa questão possa ser enfrentada” diz a directora. Vienings e outras pessoas envolvidas no activismo anti violência sexual afirmam que existem muitas outras providencias a serem tomadas, incluindo a reforma da policia e do sistema judiciário.

Quelimane continua sem orçamento aprovado

A câmara municipal de Quelimane, por sinal a quarta de Moçambique, continua sem o seu plano e orçamento para 2013 aprovados pela Assembleia Municipal de Quelimane, tudo porque a bancada parlamentar da Frelimo, por sinal a maioria continua adiando a realização da sessão que visa aprovar aqueles instrumentos vitais para a vida dos munícipes da cidade de Quelimane. Estimado em mais de 300 milhões de meticais, o plano da edilidade sob liderança de Manuel de Araújo eleito pelo Movimento Democrático de Moçambique prevê entre varias acções, a pavimentação de algumas ruas e avenidas, construção de pontes e aquedutos, colocação de sinais luminosos entre outras actividades. Entrevistado pela VOA, Noé Mavereca, chefe da Bancada da Renamo na Assembleia Municipal, começou por lamentar a atitude da Frelimo, porque segundo ele os sucessivos adiamentos das sessões visam atrasar os planos que Manuel de Araújo e a sua edilidade têm para melhoria da vida dos munícipes de Quelimane. De acordo ainda com Mavereca, por diversas vezes a comissão Permanente sentou com a edilidade para suprir os erros e desta vez, não houve motivos palpáveis para o adiamento da sessão. Para ele, a Frelimo esta a sentir dor de estar na oposição. Noé Mavereca chefe da bancada da Renamo deplorou a várias manobras que seus colegas da Frelimo na Assembleia Municipal de Quelimane tem vindo a perpetrar para não aprovarem os planos da edilidade. Entretanto, enquanto o plano e orçamento da câmara municipal não é aprovado, a edilidade continua sem meios para executar aquilo que havia planificado para o presente ano. E também importa lembrar que o governo de Moçambique já definiu o dia 20 de Novembro próximo como data para a realização das eleições autárquicas no país.

Tráfego condicionado entre Chicumbane e Xai-Xai

O TRÁFEGO rodoviário na Estrada Nacional Número Um (EN-1), entre Chicumbane e a cidade de Xai-Xai, na província de Gaza, está desde ontem condicionado até ao final da tarde de amanhã para dar lugar à execução de trabalhos de manutenção das pontes metálicas temporariamente instaladas sobre o rio Chicumbane. Um comunicado da Administração Nacional de Estradas (ANE) indica que a complexidade do trabalho a ser efectuado ditará o encerramento da ponte à circulação no período entre as 22.00 e as 4.00 horas do dia seguinte.

Guebuza visita Austrália

O PRESIDENTE da República, Armando Guebuza, efectua de 11 a 15 de Março corrente uma visita de Estado à Austrália a convite da Governadora-Geral australiana, Quentin Alice Louise Bryce. Durante a sua visita, Guebuza, que se fará acompanhar pela Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, vai manter um encontro com a sua hospedeira e com a primeira-ministra daquele país, Júlia Gillard. Para além destas reuniões, o Chefe do Estado deverá reunir-se com a comunidade estudantil da Universidade de Sydney bem como participar num seminário de negócios e investimentos. Na sua deslocação à Austrália o Presidente da República é também acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, dos Recursos Minerais, Esperança Bias, da Presidência para os Assuntos Sociais, Feliciano Gundana, deputados da Assembleia da República e ainda por um grupo de empresários moçambicanos.

Escurinho, Carlitos e Ayob podem ser soltos na segunda-feira

AYOB Satar, Manuel dos Anjos (Escurinho) e Carlitos Rachid, condenados à pena de prisão maior pelo assassinato do jornalista Carlos Cardoso, podem ser soltos na 2ª feira, uma vez o Tribunal ter despachado a seu favor o pedido de liberdade condicional.

IMPLICADOS NA MORTE DE MIDO MACIA: Polícias sul-africanos ouvidos em Tribunal

INICIOU na manhã de ontem a audição dos oito polícias sul-africanos implicados na morte do taxista moçambicano Emídio Macia em Daveyton, arredores de Joanesburgo, na África do Sul. A sessão pretendia analisar se os agentes serão ou não caucionados. Para o efeito, o juiz da causa, Samuel Makamu, reservou o dia para ouvir os argumentos do Ministério Público (MP) e da defesa sobre a atribuição da caução. Ambos voltaram a rebater as posições de uma das partes. O MP pretende que os polícias continuem detidos até ao fim do processo, apontando para tal o risco de o grupo vir a fugir. Por seu turno, a defesa, representada por três advogados, insiste que os réus devem beneficiar da liberdade condicional, visto que todos não possuem meios financeiros para fugir do país, tanto mais que, na óptica deles, nenhum dos seus clientes possui passaporte. Devido ao adiantado da hora, o tribunal, através do juiz da causa, adiou para segunda-feira a decisão sobre a atribuição de uma eventual caução aos réus. Segundo justificou o juiz, o adiamento da decisão visava permitir que os familiares de Emídio Macia viajassem ainda na noite de ontem para Maputo de modo a realizar o funeral do jovem taxista, marcado para esta manhã (de sabado) no Cemitério da Texlon, na Matola. Entretanto, através dos seus advogados, os nove réus afastaram-se do crime que vitimou Mido Macia. Em sede de tribunal todos disseram que a morte de Macia causou-lhes espanto, uma vez que quando o prenderam e levaram-no à esquadra o finado não tinha se queixado de nenhuma dor ou tortura por eles cometida. Ao que disseram, causou-lhes surpresa quando já estavam em casa, e por via de telefonemas de colegas, souberam que o jovem que tinham deixado na esquadra havia morrido. Para o advogado da família, José Nascimento, esta versão colectiva não passa de uma manobra para o grupo se distanciar do crime, uma vez que foram eles os responsáveis pela detenção, acompanhada de violência, que nunca mais parou até o malogrado ser presente na esquadra. Foi dentro das celas onde o mesmo viria a perder a vida e, segundo a autópsia, a morte foi causada por uma hemorragia na cabeça. A sessão de ontem foi ainda marcada por um longo debate sobre a cobertura jornalística deste caso. Os advogados defendiam que não se podia captar imagens, enquanto o Ministério Público é favorável ao trabalho da Imprensa. Coube ao juiz Makamu determinar que se faça a cobertura jornalística, pois vai ajudar ao mundo perceber o que efectivamente está a acontecer na sala de julgamento. Ainda ontem foi detido mais um agente da Polícia implicado na morte do taxista Mido Macia, tendo de imediato sido conduzido ao tribunal, que das 9 às 16.30 discutia uma possível liberdade condicional dos réus.

Jovem, trabalhador da empresa G4S, detido acusado de violação sexual

Um jovem de 22 anos identificado por B. Armando, segurança da empresa Group For Securicor Ltd (G4S), afecto a uma instituição bancária na capital, recolheu quarta-feira às celas da 5ª esquadra da Polícia na Machava, Município da Matola, em conexão com um caso de violação sexual de uma mulher e roubo de uma viatura de marca Toyota Land Cruiser. Além deste crime, o detido é acusado no roubo de cartões bancários e efectuar várias transferências a seu favor. Diligências decorrem para a neutralização de mais membros da quadrilha.