segunda-feira, 11 de maio de 2015

Maputo recebe 20,7 milhões de meticais para combater pobreza urbana em 2015



No País


O Governo Central alocou ao Município de Maputo mais 20,7 milhões de meticais destinados à quinta edição do Programa Estratégico de Redução da Pobreza Urbana (PERPU-2015).

O montante vai beneficiar os distritos municipais KaMpfumu, KaHlamankulu, KaMaxakeni, KaMavota e KaMubukwane.

Os restantes distritos municipais, nomeadamente, KaTembe e KaNhaka, não estão contemplados no PERPU, porque recebem outro fundo, denominado Fundo de Desenvolvimento Distrital, alocado pelo Governo Central para todos os distritos do país.


Ao valor de 20,7 milhões de meticais serão acrescidos outros 8,4 milhões, recuperados em 2013, e do saldo de 2014, de 3,4 milhões, totalizando 32,6 milhões de meticais.

Cinco portagens em 72 km




Estrada Circular de Maputo


Cinco portagens serão instaladas em diferentes secções da Estrada Circular de Maputo, para garantir a manutenção da via. A medida foi anunciada, último sábado, pelo PCA da Empresa de Desenvolvimento Maputo-Sul, Paulo Fumane, durante a visita do ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete, ao projecto. Maputo-Sul é a empresa pública gestora do projecto da Estrada Circular e da ponte Maputo-KaTembe.

Das cinco portagens previstas, quatro estarão localizadas ao longo da estrada e uma será instalada na ponte sobre o rio Incomáti, que dá acesso a Macaneta, no distrito de Marracuene. “A existência de portagens significa, acima de tudo, garantir a manutenção e uma boa qualidade de serviços aos utentes da estrada. Nós temos que garantir, por exemplo, que situações de congestionamento do tráfico não sejam exageradas”, disse Paulo Fumane, no final da visita do ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos ao empreendimento.


Segundo Fumane, ainda decorrem conversações para a definição dos locais onde serão instaladas as portagens, mas avançou que as mesmas não serão erguidas em zonas próximas.

Conclusão da Estrada Circular sofre segundo adiamento e entrega será em Dezembro



Em menos de um ano

O prazo para a entrega da Estrada Circular de Maputo voltou a sofrer mais um adiamento. Já não será a partir de Junho que os residentes das cidades de Maputo e Matola, incluindo o distrito de Marracuene, irão circular numa das mais estruturantes estradas construídas na região metropolitana da capital depois da independência. O governo alargou para Dezembro o prazo para a construtora chinesa CRBC concluir as obras.

É a segunda vez, em menos de um ano, que o prazo é adiado. Inicialmente marcado para Dezembro de 2014, prazo estipulado no contrato, a entrega foi prorrogada para o fim do primeiro semestre deste ano. O adiamento foi justificado com a necessidade de reassentar e indemnizar as famílias e proprietários da infra-estruturas afectadas pelo traçado do projecto.


Desta vez, além do reassentamento, a Empresa de Desenvolvimento Maputo-Sul, responsável pela gestão da obra, justifica o alargamento do prazo com o atraso do início da construção do viaduto sobre a linha-férrea em Matola-Gare e do nó de entroncamento de Tchumene, no município da Matola.