sexta-feira, 10 de abril de 2015

Moçambicanos vítimas de xenofobia morrem na África do Sul



Dois moçambicanos perderam a vida na manhã de ontem, quinta-feira, vítimas de actos xenófobos que se registam em Durban, África do Sul.

A informação foi confirmada pelo Consulado-Geral de Moçambique em Durban, que referiu que a situação é o corolário do agravamento dos ataques xenófobos praticados por sul-africanos contra estrangeiros, em particular moçambicanos.

Neste momento 500 cidadãos estrangeiros, com os moçambicanos em maior número, estão refugiados num centro de acolhimento preparado para cidadãos estrangeiros vítimas de xenofobia.


O Governo da África do Sul anunciou que ajudará a todos os estrangeiros expulsos das suas casas, uma semana depois de ataques e saques aos seus estabelecimentos comerciais, perto da cidade de Durban.

“Desleixo” de mulheres preocupa Saúde em Nampula




Despiste de cancro

A direcção de Saúde em Nampula está preocupada com a baixa procura de serviços para rastreio de cancro de colo do útero e da mama.

Dores Zaina, médica-chefe de Nampula, indicou que no ano passado apenas 10 por cento de mulheres em idade fértil se fizeram às unidades sanitárias, um número que considera bastante reduzido.

A dirigente explicou que uma mulher deve dirigir-se pelo menos uma vez por ano a uma unidade sanitária para saber do seu estado de saúde.


Ao nível da cidade de Nampula, o despiste do cancro do colo de útero faz-se em três centros de saúde, designadamente, 1º de Maio, 25 de Setembro e Muhala Expansão.