terça-feira, 8 de outubro de 2013

Moçambicano detido com 65 cápsulas de cocaína no estômago

A Policia da República de Moçambique (PRM) deteve na semana passada no Aeroporto Internacional de Maputo, um cidadão moçambicano que transportava 65 cápsulas de cocaína no estômago. De acordo com o porta-voz do Comando da Policia, Pedro Cossa, falando esta terça-feira, o referido cidadão, apenas identificado por Nelson, de 30 anos de idade, foi detido após desembarcar em Maputo oriundo de um voo de Brasil, portando no seu estômago 65 cápsulas de cocaína. Segundo a mesma fonte, “moçambicanos estão a ser usados para transportarem drogas de Brasil e da América Latina”, pelo que apelou aos pais, irmãos, encarregados e familiares para que desencorajam jovens a aceitarem ofertas obscuras de viagens a Brasil e outros pontos.

Indivíduos sequestram menor na Matola

Um grupo de quatro indivíduos desconhecidos, que fazia-se transportar numa viatura de marca Toyota, sequestrou na manhã desta terça-feira, uma menor no bairro de Fomento, na cidade da Matola. Segundo o porta-voz do Comando Geral da Polícia, Pedro Cossa, o sequestro deu-se por volta das sete horas, desta terça-feira, quando um grupo de indivíduos desconhecidos que fazia-se transportar numa viatura de marca Toyota, cuja matrícula não foi identificada, bloqueou uma viatura de transportes escolar de alunos e obrigou os ocupantes a descerem da viatura, tendo de seguida, raptado uma das menores. A mesma fonte, explicou ainda que na semana passada, foi detido no bairro 25 de Junho, um indivíduo, identificado por Carlitos, de 46 anos de idade, acusado de pertencer ao grupo de meliantes que sequestrou há semanas uma menor no bairro de Triunfo, na cidade de Maputo.

Diálogo termina sem entendimento e Renamo ameaça desistir

O Governo e a Renamo voltaram a sair, nesta segunda-feira em Maputo, na XXIII ronda de diálogo, sem nenhum acordo político em torno da legislação eleitoral, mormente os princípios de paridade nos órgãos eleitorais a todos os níveis. Tal como aconteceu na semana passada, o impasse voltou a prevalecer no final de mais uma ronda. Todas as partes à saída do encontro mostravam-se cabisbaixas e a falarem de fracassos. Face ao persistente impasse, a Renamo, através do chefe da sua delegação, Saimone Macuiana, ameaçou à saída do encontro romper o diálogo com o executivo, caso o Governo não aceite a presença dos facilitadores nacionais e internacionais nas conversações em curso. Por sua vez, o Governo, através do ministro da Agricultura, José Pacheco, subestima as ameaças da Renamo, argumentando, como vem fazendo, que não é preciso a presença de facilitadores e mediadores nacionais e internacionais ao diálogo "porque acreditamos que nós como moçambicanos temos capacidades para resolver os nossos problemas sem a interferência de outros".

Desmobilizados ameaçam inviabilizar eleições

O Fórum dos Desmobilizados de Guerra ameaça impedir a realização das eleições autárquicas de 20 de novembro caso o chefe de Estado não se reúna com o grupo para ouvir as suas reivindicações. O Fórum dos Desmobilizados de Guerra, que diz representar milhares de antigos combatentes do exército governamental e da guerrilha da Renamo, mantém com o executivo um diferendo já antigo, devido ao valor da pensão que deve ser pago. No fim-de-semana, a associação distribuiu um comunicado em que ameaça inviabilizar a realização das eleições autárquicas agendadas para 20 de novembro, caso o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, não receba o grupo para uma auscultação sobre as suas exigências. O presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra, Hermínio dos Santos, disse que o grupo vai impedir a realização do escrutínio nos 53 municípios do país. “Os desmobilizados de guerra trouxeram a democracia e a paz e não faz sentido haver essas eleições enquanto eles passam fome e são humilhados. Para haver eleições, o Presidente da República terá de nos receber”, disse Hermínio dos Santos, que já foi várias vezes detido e libertado em conexão com a sua actividade de presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra.

Moçambique realiza primeira feira internacional de turismo

Moçambique acolhe do dia 10 a 13 deste mês a 1a Feira Internacional do Turismo, Organizada pelo Instituto Nacional de Turismo (INATUR) em parceria com a ONEMEDIA. O anúncio oficial da feira foi feito na noite de ontem, na cidade de Maputo, pelo PCA do Instituto Nacional do Turismo (INATUR), José Augusto Pisco. Na ocasião, Pisco disse que o projecto ora lançado vem para ficar e pretende-se que o mesmo seja o mais alto ponto de promoção das potencialidades turísticas nacionais. “Queremos com esta feira divulgar as nossas potencialidades e tornar Moçambique num destino preferencial do turismo, quer para moçambicanos assim como para estrangeiros", referiu. O Canalmoz quis saber dos valores envolvidos na organização deste evento, Cassamo Nuvunga, do ONEMEDIA, falando em representação dos parceiros, não quis revelar o montante que será gasto para organizar a feira por ainda estar a serem feitos contactos juntos de outros parceiros de modo a se conseguir mais fundos para a realização do evento. Esta primeira edição da Feira Internacional de Turismo tem como lema “Descubra Moçambique”, vai decorrer no espaço da FACIM, em Ricatla e 77 expositores nacionais e internacionais já confirmaram presença e espera-se que a mesma desperte interesse de 10 mil visitantes.

“Semi-colectivos” paralisam actividades

Alguns transportadores semi-colectivos de passageiros, que operam na rota Missão Roque/Xipamanine na cidade de Maputo, paralisaram, ontem, as suas actividades, em protesto contra a alegada má actuação da polícia municipal. Os transportadores, que se concentraram no terminal de autocarros do Xipamanine, acusam a Polícia Municipal de fazer cobranças ilícitas durante a realização das suas actividades. Os mesmos mostram-se ainda agastados pelo facto das suas viaturas serem sistematicamente parqueadas e, por via disso, receberem multas avultadas que variam dos dois a três mil meticais. Estes acusam, por outro lado, a Polícia Municipal de não ter um mecanismo claro de actuação, uma situação que prejudica não só os transportadores semi-colectivos de passageiros como também os utentes. os motoristas visados pela medida da Polícia Municipal dizem que se esta situação prevalecer não se vão fazer à estrada.

Apreendidos cornos em Magude

DOIS supostos caçadores furtivos foram detidos ontem pela Polícia no distrito de Magude, província de Maputo, na posse de dois cornos de rinocerontes. Bento Massango, 36 anos de idade, e José Manhique, 41 anos, foram detidos quando regressavam do Kruger Park, na vizinha África do Sul, onde abateram um rinoceronte de onde retiraram os cornos supostamente a mando de um indivíduo que não o identificaram na vila-sede de Magude.

Alegações finais do caso de raptos

O JUIZ Adérito Malhope será tentado hoje, em acto de apresentação de alegações finais pela representante do Ministério Público, Ana Marregula, a condenar os oito réus acusados de rapto, enquanto que os advogados vão pedir clemência para os seus clientes. A procuradora Ana Marregula será a primeira a apresentar argumentos que possam tentar convencer o Tribunal a condenar os réus Pendene Chissano “Angolano”, Hélder Naene, Joaquim Chitsotso, Dominique Mendes, Arsénio Chitsotso, Luís Chitsotso, Albino Primeiro e Luís Carlos da Silva, por prática de crimes de rapto, associação criminosa e uso de armas proibidas. O Ministério Público vai contar apenas com a prova constante dos autos e mais algumas confissões que os réus foram fazendo ao longo das sessões, porque não conseguiu ter nenhuma das vítimas em sede do julgamento para explicar e dar outros elementos sobre as circunstâncias em que terão sido sequestrados. Os raptados evitaram o Tribunal, alegando estarem doentes ou de viagem para o estrangeiro para tratamento médico, justificação considerada pelo juiz e pela procuradora como tendo dificultado a melhor produção de provas. Por seu turno, os advogados dos réus nomeadamente Vasco Matsinhe, Salvador Nkamate, Horácio Jussa, Celso Tsungo, Amílcar Andela, Juvêncio Ventura, Estêvão Mate e Jeremias Mondlane terão que convencer o Tribunal a não condenar os réus. A haver condenação sobretudo para o caso do réu Angolano, Joaquim, Arsénio, Luís e Albino que confessaram o crime, os advogados vão pedir atenuantes pelo facto destes terem colaborado com o Tribunal. Os restantes réus não aceitaram o seu envolvimento em nenhum caso de sequestro. Dos réus constam três membros da Polícia da República de Moçambique, nomeadamente Arsénio, Luís e Albino.

Hospital Privado sancionado

A INSPECÇÃO do Trabalho da Cidade de Maputo acaba de sancionar o Hospital Privado de Maputo devido a graves irregularidades cometidas pelos respectivos gestores, em conivência com um quadro estrangeiro integrante da direcção. A intervenção da Inspecção do Trabalho surge depois de denúncias de trabalhadores daquela unidade hospitalar que acusavam o gestor financeiro Gavin Tatenda Samaneka, de nacionalidade zimbabweana, de violar as leis em vigor no país, incluindo o pagamento de salários quando desejasse para além de hostilizar os colegas. Adirecção do Hospital Privado de Maputo, numa clara intenção de ludibriar as autoridades laborais do país, deu indicação de que já tinha resolvido o problema ao comunicar a Direcção do Trabalho da Cidade de Maputo, em Setembro passado, de que já tinha rescindido o contrato com o trabalhador estrangeiro em referência. Na verdade, segundo uma nota do Ministério do Trabalho, o visado ainda continuava em pleno exercício, facto que viola os termos da Lei do Trabalho em vigor.

Primeira Dama visita Gorongosa

Maria da Luz Guebuza trabalha desde esta manhã no distrito de Gorongosa no âmbito da visita que vem efectuando desde domingo à provincia central de Sofala. À sua chegada, Da Luz foi recebida pelo administrador local, Paulo Majacunene e esposa, pelo edil Moreze Cauzande e esposa, e pelo 1º secretário distrital do partido Frelimo, Lucas Quembo, membros do Governo distrital e pela populaçao local. Durante a sua estada, a esposa do PR vai esta manhã visitar uma esposição e realizar um encontro popular na sede distrital. No período da tarde vai inteirar-se do processo de Alfabetização e Educação de Adultos no centro de Nhambondo, para depois fazer a entrega, no bairro do Aeródromo, de uma residência a um idoso e, depois, reunir-se com as organizações sociais, líderes comunitários, religiosos e personalidades influentes.