sexta-feira, 3 de abril de 2015

Enfermeira do serviço da maternidade infantil poderá perder o seu ganha-pão

Uma enfermeira que responde pelo nome de Maria Lídia, do serviço da maternidade infantil, afecta no centro de saúde 7 de Abril em Chimoio, província de Manica, poderá perder o seu emprego devido a cobranças ilícitas de ficha pré-natal da criança.

Tudo começa quando uma mãe após ter parto fora da unidade sanitária dirigiu-se naquele centro de saúde a fim de adquirir a ficha pré-natal da criança, tendo sido cobrada um valor monetário de 50 meticais para tê-la o que obrigou a mãe pagar.
Presente no acto de corrupção, a nossa equipa de reportagem, ouviu a vítima e mal estruída pela enfermeira disse erradamente, que o dinheiro estava agendado para compra de botinhas para o seu bebe.

Estranhamente e que depois disto a nossa equipa de reportagem, ao se fazer dirigir ao gabinete do director local, a vítima também aproveitou a ocasião tendo sido se dirigido junto ao gabinete do director daquela unidade sanitária em gesto de explicar o sucedido tendo solicitado a enfermeira em destaque e reconheceu o crime por ela cometido, o director obrigou-lhe a devolver o valor da vítima visto que o funcionário de Estado não tem direito de receber o dinheiro em troca de serviço por ele prestado.

coincidentemente, enquanto a nossa reportagem se fazia presente no local, também a inspeção da direcção provincial de saúde daquela província na pessoa do agostinho Estêvão e Maria Luísa também presenciou o caso.

Contactada a direcção provincial de saúde de Manica, na pessoa do médico chefe, Firmino Jaqueta, em primeiro reconheceu que ainda existem casos de cobranças ilícitas de fichas pre-natais, valores monetários, nas maternidades tendo dito que e a enfermeira Maria Lídia vai ter um processo disciplinar para toda vida segundo o estatuto do estado repreensão publica ate a expulsão.
Entretanto, questionado o medico sobre um dos casos que teriam decorridos no ano passado e no inicio deste ano de alguns enfrentados pelos jornalistas a roubarem fármacos e receitamento de medicamentos fora de prazo, Jaqueta, sublinhou que uma parte destes funcionarios ja foram tomados medidas celas que sao disciplinares para alem de um expulso pelo roubo de medicamentos no centro de saude Eduardo Mondlane em Chimoio.


Refira-se que este e o primeiro caso a se verificar neste ano e dois de cobrancas ilicitas no ano passado para alem de queixas dos utentes pelo mao atendimento nos hospitais e centros de saudes existentes na cidade de Chimoio, provincia de Manica.