quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

PROFESSORES PARALISAM CORRECÇÃO DE EXAMES FINAIS EM SOFALA


Cerca de 90 professores, da Escola Industrial e Comercial da Beira, em Sofala, paralisam a correcção de exames finais desde a passada terça-feira.
Os professores daquela instituição do ensino técnico-profissional reivindicam o pagamento de doze meses de atraso, de horas extras.
Ouvidos pela Rádio Moçambique, os professores da Escola Industrial e Comercial da Beira pedem ainda esclarecimentos sobre os cálculos aplicados para o pagamento das horas extras, em divida.
O governo provincial de Sofala garantiu que os subsídios em atraso, serão pagos até meados deste mês.

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA APROVA PAUTA ADUANEIRA


A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, na generalidade e por consenso, a pauta aduaneira e as respectivas Instruções Preliminares, IPPs, um documento que visa adaptar as práticas internas às exigências do comércio internacional.

Para a elaboração da proposta, o governo auditou os sectores empresariais, agrários e comerciais do país, chegando a incluir a Associação dos Vendedores e Importadores/Exportadores do sector informal de Moçambique, Mukhero.
Até 01 de Janeiro de 2017, deverá entrar em vigor no país a sexta edição da Nomenclatura do Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, um instrumento da Organização Mundial das Alfândegas (OMA), da qual Moçambique é membro.
Pelo que, segundo o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, que falava no pódio da AR, mostra-se imprescindível e urgente o país introduzir e ajustar a Nomenclatura.
Maleiane disse que a pauta aduaneira visa conceder incentivos aos sectores agrícola, sanitária, bem como de transportes e pescas.
Na agricultura, por exemplo, Maleiane anunciou que a lei vai aplicar taxa zero na importação de sistemas de irrigação, seus acessórios, incluindo tubos, juntas, cotovelos, flanges, uniões, bem como para brincos de identificação do gado bovino e caprino.
A isenção estende-se ainda a importação de reprodutores de raça pura, sementes, adubos e “certos equipamentos agrícolas”.
Sobre este incentivo agrícola, o deputado António Muchanga, da bancada parlamentar da Renamo, propôs que aviões pulverizadores poderiam constituir parte de “certos equipamentos agrícolas”.
No entanto, o governante, que concordou com a proposta, prometendo dar o devido tratamento, referiu que com a lei haverá ainda a isenção na importação de aditivos relacionados ao programa nacional de fortificação de alimentos com micronutrientes industrialmente processados.
Citou a “farinha de trigo e de milho com ferro, ácido fólico, vitamina B12 e zinco, óleo alimentar e açúcar com vitamina A e D, sal com iodo e ração avícola e bovina e redução de direitos aduaneiros de 20 por cento para zero por cento na importação de leite e papas terapêuticas”, entre outros produtos.
Segundo o ministro, a proposta prevê isenção de direitos aduaneiros na importação de todo tipo de cadeiras de rodas, artigos e aparelhos ortopédicos ou para fracturas, próteses articulares, aparelhos para facilitar a audição de surdos, estimuladores cardíacos, dentes artificiais, material de leitura para deficientes visuais, lentes de vidro para óculos e armações de plásticos para óculos.
A proposta terá um impacto orçamental de cerca de 896 milhões de meticais.

MOÇAMBIQUE REGISTA AVANÇOS NO TRATAMENTO DO HIV/SIDA


Mais de 36,7 milhões de pessoas, no mundo, estão infectadas por HIV/SIDA.


Deste número 2,1 milhões são novas infecções, das quais, 150 mil em crianças, menores de 15 anos de idade.
Dados do Relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Sida 2015-2016, divulgados, em Maputo, indicam que mais de 18,2 milhões de pessoas estão em tratamento anti-retroviral a nível mundial.
Moçambique está entre os dez países com os maiores índices de seroprevalência, com um milhão e quinhentas mil pessoas a viver com o HIV/SIDA, das quais, mais de novecentas mil estão em tratamento anti-retroviral. 
O Director da ONUSIDA, em Moçambique, afirmou que o país registou avanços significativos no tratamento do HIV/SIDA, nos últimos dez anos.