segunda-feira, 16 de março de 2015

Renamo submeteu anteprojecto de criação das regiões autónomas



Assembleia da República

A Renamo submeteu hoje, segunda-feira, na Assembleia da República, o anteprojecto de criação das regiões autónomas. A proposta deu entrada com a designação de “Projecto das Autarquias Provinciais” e será discutida na primeira sessão ordinária da VIII Legislatura do Parlamento.

O anteprojeto foi submetido horas antes do início da primeira sessão ordinária da Comissão Permanente que se reuniu, hoje, para analisar a agenda da primeira sessão ordinária da VIII Legislatura da Assembleia da República.

A informação foi avançada no final do encontro pelo porta-voz da Comissão Permanente, Mateus Katupa, o qual disse que na agenda de trabalho da primeira sessão consta ainda a discussão do Plano Económico e Social, do Orçamento do Estado, bem como da proposta de lei de apartidarização das instituições do Estado, submetida pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Dois jovens morrem carbonizados na Matola



O que parecia uma noite normal, transformou-se numa tragédia para três jovens no bairro da Matola “A”, vulgarmente conhecido por zona da “BIC”. Dois jovens morreram carbonizados e outro contraiu queimaduras graves num incêndio que deflagrou numa residência onde as vítimas dormiam. O caso ocorreu na madrugada da sexta-feira, no bairro da Matola “A”, no município com o mesmo nome, na província de Maputo.

 Quando o incêndio começou, por volta das 2h00 da madrugada, as vítimas encontravam-se a dormir na casa construída com base em material precário, que ficou totalmente destruída. O único sobrevivente suspeita que o incêndio tenha sido causado por um curto-circuito, e lamentou a morosidade de socorro na tragédia que matou dois amigos.


Já os vizinhos disseram que tentaram debelar o fogo com recurso a baldes de água, lamentando não terem conseguido evitar as mortes.

Assaltantes carregam ATM do BCI na Matola

Assaltantes carregam ATM do BCI na Matola

Um grupo de assaltantes a mão armada carregou na madrugada desta segunda-feira, uma Caixa Automática de Dinheiro, comummente chamada de ATM, localizada perto da Farmácia Whit-Bank, ao longo da Estrada Nacional 4, na cidade da Matola.

De acordo com informações em poder da FOLHA DE MAPUTO, os assaltantes munidos de armas de fogo do tipo AKM vandalizaram as instalações e de seguida carregaram a Caixa contendo o valor estimado em 2.750.000 meticais.

*notícia em actualização

Camionista atropela mortalmente ciclista na EN4

Camionista atropela mortalmente ciclista na EN4

Um jovem de 21 anos de idade, que em vida respondia pelo nome de Elton da Silva Cumbe, foi atropelado mortalmente no fim da tarde deste domingo na Estrada Nacional Número Quatro (EN4), também conhecida por Maputo-Witbank, concretamente na zona do supermercado Shoprite, no Município da Matola.

Segundo Madalena Jaime, agente da Polícia de Trânsito (PT), o acidente deveu-se à inobservância das regras de trânsito por parte do jovem que se fazia transportar numa bicicleta, ao cortar prioridade a um camião no desvio do Shoprite. Ambos veículos seguiam no sentido Matola-Maputo.

Testemunhas disseram citadas pelo Notícias, que a vítima foi arrastada com a sua bicicleta pelas rodas traseiras do camião, tendo sofrido graves ferimentos na região da nuca.

O camião, com a chapa de inscrição CS.78.YN-GP, vinha da África do Sul em direcção ao porto de Maputo e pertence a uma empresa sedeada no país vizinho, denominada TRANSMAC.

O camionista, identificado por James Djezwene, afirmou que não se apercebeu da tentativa do corte de prioridade por parte da vítima, senão quando o pior já havia acontecido. James Djezwene, de nacionalidade zimbabweana, acredita que o finado terá perdido o controlo da bicicleta, provavelmente pelo susto.


O corpo da vítima foi retirado do local cerca de uma hora depois do acidente para a morgue do Hospital Central de Maputo.

Criança de seis anos foi sexualmente abusada em Maputo

Criança de seis anos foi sexualmente abusada em Maputo

Uma criança de seis anos foi sexualmente abusada na sexta-feira, tendo sido levada por familiares para tratamento médico no Hospital Geral José Macamo.

Ainda entre sexta-feira e a manhã de sábado aquela unidade sanitária recebeu três mulheres vítimas de violência doméstica, supostamente protagonizada pelos respectivos maridos, outro mal que teima em ocorrer mesmo em grandes centros urbanos.


Apesar de campanhas de sensibilização, os casos de violação sexual de menores e violência doméstica continuam a ocorrer na capital.

Dois supostos gatunos linchados até a morte em Chimoio


Dois supostos gatunos que na calada da noite escalavam casa-a casa, roubando diversos bem com recursos a armas brancas foram linchados ate a morte na madrugada deste domingo no bairro 7 de Abril em Chimoio.

Trata-se de cidadãos que em vida respondiam pelos nomes de Tonito e Chadreque, residentes no mesmo bairro, que depois de uma ação macabro no povoado de Gojombe no distrito de Macate a população agastada pela situação atualizou-a da cidade de Chimoio para a respectiva neutralização.

Uma das vítimas de roubo na sua residência que na hora da gravação desta reportagem proferiu em anonimato temendo represarias, explicou que depois do assalto reconheceu um destes dois agora mortos, é quando de seguida procuraram ate lhes neutralizarem o que culminou com a morte dos mesmos pela fúria dos populares.

Contactado o líder daquele bairro Basílio Francisco Bassopa, reconheceu a situação drástica que aconteceu na sua zona residencial e apela que os populares não optem pela via de fazer justiça pelas próprias mãos tendo em conta que existe instituições de potências.

Entretanto, alguns dos nos entrevistados daquele bairro disseram que a população, opta pela via de justiça pelas mãos porque a justiça nãos se faz sentir nas suas atividades nesta região do país.

Refira-se que este é o segundo caso de linchamento de supostos malfeitores em menos de três dias, naquele bairro residencial.

Ministério dos Combatentes decreta tolerância zero aos falsos pensionistas

O Ministério dos Combatentes decreta tolerância zero contra falsos pensionistas, que vem usufruído de salário do Estado sem no entanto terem estado nas Frentes de libertação nacional.

Segundo o Ministro dos Combatentes, Eusébio Lambo, estes cidadãos que estão a tirar dividendos do executivo, usam falsas declarações no acto do registo, para além de subornarem algumas testemunhas que lhes dão instruções, tais como nome das bases, comandantes, instrutores.

Para o titular do Ministério dos Combatentes, a que se fazer um combate cerado, que parte da mudança de atitude dos libertadores da pátria em não facilitarem aos infiltrados visto que os poucos recurso de que o Estado dispõem são distribuídos a estes que não tem direito.

Aos que já estai a se beneficiar indevidamente ou os que pensam em tratar documentação para enganar ao Estado, devem desistir deste pensamento pois as consequências podem ser graves, disse Eusébio Lambo.
Num outro desenvolvimento, Eusébio Lambo, disse que o país vai dispor de cerca de 10 milhões de dólares norte americanos, para financiar projetos dos combatentes, valor este designado, por Fundo da Paz, onde se espera que esta camada social venha galvanizar o desenvolvimento socioeconômico.


Refira-se que ao nível da Província de Manica, estão registados cerca de 17 mil combatentes, dentre eles os veteranos ou seja os da luta de Libertação Nacional e os da defesa da Democracia e Soberania. 


Reporter- Abrahamo Cufa- Manica Chimoio