segunda-feira, 11 de março de 2013

Detidos seis assaltantes e violadores de mulheres

Seis indivíduos estão a contas com a polícia desde ontem, na Maxixe, província de Inhambane, indiciados de assaltos, roubos e violação a mulheres, com recursos a armas brancas. O primeiro foi surpreendido quando tentava arrombar uma residência, na madrugada deste domingo, tendo depois denunciado outros comparsas ora encarcerados. O grupo dos chamados homem/catana criava pânico na via pública, bem como nas residências, impedindo a circulação de pessoas nos bairros da cidade da Maxixe. As pessoas temiam os ataques dos referidos meliantes que tinham como principais vítimas os alunos do curso nocturno que, vezes sem conta, eram obrigados a abandonar cedo as aulas. Na última semana, três pessoas contraíram, ferimentos graves em consequência de golpes usando catana, nos bairros Chambone Um e quatro, na cidade da Maxixe. O comandante da polícia da república de Moçambique na Maxixe, Pedro Simão, disse que o grupo agora sob custódia policial confessa o seu envolvimento em actos criminais. Pedro Simão disse esperar que as autoridades da justiça tratem o caso dos seis membros do chamado Homem/Catana, de uma forma exemplar, para devolver o sossego na comunidade.

Miudo de 8 anos casa-se com mulher de 61 na África do Sul

Uma criança de oito anos casou-se com uma mulher de 61 anos, as informações são do The Sun. A cerimônia de casamento entre Sanele Masilela e a mãe de cinco filhos, Helen Shaganbu, que já tem um marido, aconteceu perante 100 convidados, em Tshwane, na África do Sul. A justificação para o casamento seriam os antepassados do jovem, que o teriam obrigado a casar-se com Helen. No final do casamento, o casal trocou alianças e beijou-se. A cerimônia não teve valor legal, pois, os dois não assinaram uma certidão de casamento e nem têm planos de viverem juntos. A família de Sanele, que investiu 1,5 mil euros e informou que os dois cumpriram apenas um ritual, sem vínculo jurídico. "Eu disse à minha mãe que queria casar com Helen e estou feliz por isso. Quando ficar mais velho, vou casar com uma senhora da minha idade", disse Sanele. "O avô de Sanele pediu que ele se casasse antes que ele morresse. Ele escolheu Helen porque a ama", disse a mãe do jovem, que tem 46 anos. "Ao fazer isso, deixamos os nossos ancestrais felizes. Se não tivéssemos feito, algo de mau teria acontecido na família. É o que os nossos antepassados queriam", disse Helen.

Menor de seis anos violada sexualmente na madrugada de ontem, no bairro da Liberdade.

Uma criança de seis anos de idade, identificada pelo único nome de Laura foi violada sexualmente na madrugada de ontem, no bairro da Liberdade, Município da Matola, por indivíduo desconhecido. Do infortúnio, sabe-se que a menor foi atendida nos Serviços de Urgência de Ginecologia do Hospital Geral José Macamo. Segundo Celina Vasco, funcionária daquela unidade sanitária, o caso foi encaminhado à 4ª esquadra da Polícia naquele bairro para investigações.

Comissão da Agricultura na AR indiferente às acusações que pesam sobre José Pacheco

A comissão da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Actividades Económicas e Serviços da Assembleia mostrou estar totalmente indiferente ao suposto envolvimento do ministro da Agricultura, José Pacheco, e do seu antecessor, Tomás Mandlate, no contrabando de madeira, caso revelado recentemente em relatório de uma agência não-governamental do Reino Unido ligada à investigação ambiental. A aparente indiferença da comissão que lida com agricultura na Assembleia da República foi notória na manhã de ontem, em Nampula, quando Casimiro Uate, deputado da Assembleia da República - que falava na qualidade de porta-voz dos membros daquela comissão, que desde ontem trabalham naquela província - disse: “Ouvimos isso pela imprensa, ainda não chegou nenhuma informação a esta comissão, e não viemos tratar disso aqui em Nampula”. Uate respondia assim a uma questão colocada pela reportagem "O País" sobre o posicionamento da comissão em relação à denúncia da agência de investigação ambiental britânica. Face à insistência do jornalista, Uate referiu que “O país tem estruturas competentes, que estão atentas ao assunto” tendo acrescentado que a sua comissão, ao referir-se sobre esta questão, estaria fora da agenda da sua missão de trabalho em Nampula. Uate aproveitou a ocasião para apelar à imprensa que se pretende patriota a entender que as citações em relatórios internacionais geram percepções que valem o que valem, enquanto em muitos casos a realidade é outra. Recorde-se que o relatório que implica José Pacheco e Tomás Mandlate no contrabando de madeira refere que estas figuras agem como facilitadoras de chineses na exploração ilegal de madeira, em troca de elevadas somas de dinheiro.

Mais três condenados poderão ser libertos hoje

Mais três condenados do caso Carlos Cardoso poderão, a partir de hoje, receber liberdade condicional. Trata-se de Ayob Satar, Manuel dos Anjos Fernandes (Escurinho) e Carlitos Rachid, condenados a pena de prisão maior, em 2003, pelo seu envolvimento no assassinato do jornalista Carlos Cardoso. De acordo com o advogado Simão Cuamba, citado pelo diário “Notícias” do último sábado, a soltura só não ocorreu na última sexta-feira porque o mandado foi despachado depois da hora do funcionamento das instituições públicas. “Sim, confirmo que o Manuel dos Anjos, Carlitos e o Ayob vão sair em liberdade condicional na próxima segunda-feira”, disse Cuamba, sem dar mais detalhes sobre o horário em que deveria ocorrer a soltura. A ocorrer esta soltura, sobe para quatro o número de culpados pela morte do jornalista Carlos Cardoso que saem por despacho do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo de pedido de liberdade condicional. O primeiro foi Vicente Ramaya, solto a 24 de Janeiro último. Nos termos da lei, a liberdade condicional mediante termo de identidade e residência pode ser concedida aos prisioneiros que tenham cumprido metade da pena em prisão efectiva e que tenham um bom comportamento.