quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dhlakama garante não à guerra

Afonso Dhlakama, garantiu hoje na conferência de imprensa, a partir da sua base na Gorongosa, que não vai voltar à guerra, mas advertiu o Governo que se, sentir-se atacado, atacará. “Nunca vai haver mais guerra, mas não estou nada satisfeito com a situação e é preciso que sejam resolvidos rapidamente os problemas pendentes”, nomeadamente a composição dos órgãos eleitorais, que a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) contesta. Dhlakama disse ainda que estão a ocorrer contactos com o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, intermediados por um académico moçambicano, na sequência dos ataques da semana passada, que provocaram pelo menos oito mortos. O líder da Renamo falou numa antiga base militar na Gorongosa, onde se encontra desde outubro do ano passado.

Primeiro casamento tradicional entre dois gays na África do Sul

Dois homens uniram-se numa cerimônia considerada o primeiro casamento tradicional africano entre gays. Tshepo Cameron Modisane e Thoba Calvin Sithol casaram na cidade de Kwa Dukuza, província de Kwa Zulu-Natal, na África do Sul, conforme noticia o site norte-americano Huffington Post. Com cerca de 200 convidados, a cerimônia juntou características das tradições Zulu e Tswana, populações nativas do país, vizinho de Moçambique. Os recém-casados, ambos com 27 anos, farão outra cerimônia, mais reservada, em Johannesburgo, no fim de 2013. Os jovens agradecem o apoio das famílias, que os ajudaram em serem um casal num país e num continente tão conservador e contrário ao casamento de pessoas do mesmo sexo. Eles querem ter uma família e usarão uma"barriga de aluguer" para ter uma criança. “Ter uma família è importante para nós e essa è a principal razão para termos uma criança. Queremos que os nossos filhos cresçam num ambiente saudável e que sejam amadas pelos seus pais, disse Thoba, em entrevista ao jornal Mamba Online. Em 2011, o Global Post escolheu a África do Sul como um lindo país, mas um péssimo lugar para ser homossexual. O site lembrou os "estupros colectivos" de lésbicas e o histórico de violência sexual contra mulheres e crianças no país.

Livraria Minerva promove 78.ª Feira do Livro

A Livraria Minerva realiza, entre os dias 18 de Abril e 4 de Maio, em Maputo, a sua 78.ª Feira do Livro, um evento tradicional no país, que este ano coincide com a celebração do seu 105.º aniversário. O acto inaugural terá lugar no dia 18 de Abril, apartir das 18.00 horas, na sede da Minerva, e contará com a presença do Ministro da Cultura, Armando Artur, e dos escritores Luís Bernardo Honwana, Lília Momplé, Sulemain Cassamo, Ungulani Ba ka Khosa, Sónia Sultuane, Barnabé Nkomo, entre outros. De acordo com a organização, na ocasião será inaugurada uma exposição documental, que comporta fotografias,máquinas de escrever, recortes de anúncios em jornais, livros raros, entre outros objectos que fazem parte da história da Minerva. Com cerca de 1000 títulos, nas mais diversas áreas, a feira contará com a participação de mais 20 autores moçambicanos. Durante o evento será também lançado o livro “Minerva 100 Anos”, que retrata um século de vida da instituição. A mesma é da autoria do jornalista Machado da Graça em parceria com o historiador António Sopa. Está também agendado um debate sobre a livraria para o dia 26 de Abril, em que os autores e outras personalidades falarão da sua relação com a Minerva. Para além destas actividades, o evento terá, entre outras acções, uma “caça ao tesouro” na Fortaleza de Maputo, actividades infantis com presença de animadores, lançamentos de livros, sessão de poesia no Dia internacional do Livro que se assinala no dia 23 do mês corrente, concurso de escrita e uma homenagem ao escritor Luís Bernardo Honwana, autor da célebre obra “Nós Matamos o Cão Tinhoso”. Para realizar a feira, a Minerva contará com a colaboração da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), Poetas d’Alma do ICMA,Ministério da Cultura, Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Projecto Formiga Juju, Projecto Ler para Crescer e Plural Editores. Fundada em 1908, a Livraria Minerva é a mais antiga do país e uma das mais antigas do Continente Africano.

DHLAKAMA “FALA À NAÇÃO”

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, marcou para hoje, quarta-feira, uma conferência de imprensa para abordar os últimos acontecimentos em Muxúnguè, em que os seus homens são acusados de terem atacado uma unidade da Força de Intervenção Rápida, dois autocarros e um camião, fazendo um total de sete mortos, entre 6ª feira e sábado últimos. A partir da sua base em Santugira, na Gorongosa, Dhlakama vai apresentar a sua versão dos factos, já depois de Ossufo Momad, chefe do departamento de Defesa da Renamo, ter vindo a público negar o envolvimento da sua organização política nos ataques. Toda a logítsica para levar os jornalistas a Santugira está a ser coordenada pela Renamo.Os jornalistas têm ordens para seguir dos seus veículos até Gorongosa e de lá serão transportados até Santugira através de viaturas preparadas para o efeito pela Renamo, pois a segurança de Afonso Dhlakama não quer veículos estranhos perto do seu líder.