quinta-feira, 9 de abril de 2015

Detidos dois polícias por corrupção em Maputo




Dois agentes da Polícia, um de Investigação Criminal e outro de Trânsito, estão detidos há cerca de dois meses na província de Maputo, acusados de extorquir cidadãos.

A informação foi revelada ontem pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), no habitual briefing mensal. No caso do Polícia de Trânsito, o GCCC diz que o mesmo teria  interpelado um automobilista no Município da Matola e, sem cumprir o procedimento normal de fiscalização da sua legalidade, pautou por cobrar dinheiro.


O agente da Polícia de Investigação Criminal (PIC) foi detido em flagrante delito a receber ilegalmente dinheiro de um processo de que era instrutor.

Polícia desarticula três quadrilhas de assaltantes e violadores




Criminalidade na cidade de Maputo


A Polícia desmantelou esta semana três quadrilhas que se dedicavam a diversos crimes na cidade de Maputo. Durante a operação, foram apreendidas três armas de fogo, sendo duas pistolas e uma AK47, e mais duas viaturas de marca “Toyota IST”. As quadrilhas apresentadas ontem à imprensa são compostas por nove cidadãos, cincos dos quais acusados de assaltos a estabelecimentos, dois de roubo de viaturas, e outros dois de violação de uma cidadã, no bairro  George Dimitrov, mais conhecido por Benfica. O porta-voz do comando da cidade disse que os dois primeiros grupos foram encontrados em flagrante delito nos bairros Urbanização e Malhangalene. Ao  aperceberem-se da presença das autoridades, os suspeitos tentaram fugir, mas, minutos depois, foram neutralizados graças à colaboração da população.

Dezassete mulheres violentadas em pleno 7 de Abril




Dezassete mulheres vítimas de agressões físicas deram entrada nos serviços de urgência do Hospital Central da Beira, em pleno 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana. Outras duas encontram-se internadas, na mesma unidade sanitária, vítimas de intoxicação por raticida.


O porta-voz dos serviços de urgência do Hospital Central da Beira, Ricardo Manuel, disse que as duas vítimas de envenenamento chegaram tarde ao hospital e em estado crítico, mas foram submetidas aos cuidados intensivos.

Funcionários do Tribunal Administrativo repõem subsídios ilegais




Montantes desviados em 2012

Funcionários do Tribunal Administrativo (TA) que beneficiaram de subsídios ilegais em 2012 já estão a repor o montante aos cofres do Estado, segundo o Gabinete Central de Combate Contra a Corrupção (GCCC).

O porta-voz daquela instituição, Bernardo Duce, revelou o facto ontem, em Maputo, sem referir os nomes, nem os cargos dos envolvidos, nem o montante global.


O GCCC explica que, durante a sua investigação, concluiu que o montante desviado tinha sido aplicado para pagamentos extraordinários aos funcionários do Tribunal Administrativo que participaram em actividades que não fazem parte do seu dia-a-dia.

Nigeriana de 10 anos matricula-se na universidade



 Esther Okade é uma criança britânica-nigeriana de 10 anos de idade, que odiava ir à escola. Esther mora em Walsall, uma cidade industrial na região de West Midlands, no Reino Unido. Sua mãe, Omonefe, notou o talento da filha para números logo depois que ela começou no maternal, aos 3 anos de idade.
A mãe conta que depois de algumas semanas na escola particular, Esther teve um comportamento estranho. Explodindo em choro ela dizia que nunca mais voltaria para a escola. “Eles nem me deixam falar” – reclamava Esther. Desde então Esther tem aulas em casa com a sua mãe. Ela adora álgebra, equações de segundo grau, números complexos, etc.
Foi super fácil. A minha mãe me ensinou de uma forma agradável – conta Esther

Desde os 7 anos Esther queria entrar para a universidade, porém seus pais eram cautelosos. Só agora ela realizou seu sonho. Com 10 anos de idade ela se matriculou na Universidade Aberta, uma faculdade de ensino à distância do Reino Unido.
Além de seu prazer pela Matemática, Esther dedica também seu tempo em escrever uma série de livros de Matemática para crianças chamado “Yummy Yummy Algebra”.

Michael Jackson silencia vítimas com 18 milhões de euros



Nos Estados Unidos da América

Mesmo morto, as novas acusações de pedofilia voltam a cair sobre o lendário cantor norte-americano Michael Jackson. As duas denúncias que entraram nos tribunais de Los Angeles, nos Estados Unidos, acusam o cantor de ter pago 18 milhões de euros para silenciar vinte das suas vítimas de pedofilia. As denúncias indicam também que Michael Jackson terá “casado” com uma delas, escreve o jornal inglês Independent.

Wade Robson e James Safechuck vão ficar a saber esta quarta-feira se podem avançar com uma acção legal contra o cantor, que depende da decisão do Tribunal Superior de Los Angeles.


Michael Jackson terá abusado sexualmente de Robson e Safechuck nos finais dos anos 1980, quando ainda eram menores. Jackson terá também organizado um “casamento” secreto com um rapaz de nove anos como sua “noiva”, segundo as acusações.