segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dhlakama alerta para contagem decrescente do tempo dado à Frelimo



Autarquias provinciais


O líder da Renamo disse, este sábado, durante o comício popular no distrito de Memba, em Nampula, que será obrigado a governar à força nas seis províncias onde alega ter ganho nas últimas eleições, na sequência da reprovação do projecto de lei sobre a criação das autarquias províncias pela Assembleia da República.

Quando falta menos de um mês e meio dos dois que o líder da “perdiz” deu ao partido Frelimo para orientar a sua bancada parlamentar a voltar atrás no posicionamento dado ao seu projecto, Dhlakama reiterou o que vem dizendo desde a “sentença” do Parlamento.

Falando no comício popular que orientou na vila-sede do distrito de Memba, Dhlakama recordou o tempo que falta para o término do prazo que deu à Frelimo e voltou a dizer que, findo o qual, “não restará outra alternativa senão satisfazer a vontade popular” nas seis províncias onde tenciona instalar autarquias províncias, nomeadamente, Sofala, Manica, Tete, Zambézia, Nampula e Niassa.


Presidente da África do Sul inicia esta semana visita oficial a Moçambique



O presidente sul-africano, Jacob Zuma, visita esta semana Moçambique a convite de Filipe Nyusi, indicam fontes diplomáticas de Pretória.


A deslocação de Zuma acontece num momento em que o seu governo não é bem visto por certos sectores de opinião em Maputo devido à onde da violência xenófoba contra moçambicanos, em particular, que obrigou ao regresso de milhares ao país.

Segundo dados em nosso poder, a agenda das conversações bilaterais será dominada por questões económicas e de cooperação.


A África do Sul precisa de aumentar as quantidades de gás natural e da energia eléctrica que importa de Moçambique para reduzir a pior crise de energia, caracterizada por cortes constantes e prolongados no fornecimento da electricidade em todos os sectores da economia nacional, sendo, por isso, um assunto que se considera que venha a estar em cima da mesa.

Choque entre comboio e “chapa” faz três feridos



Em Maputo


Três pessoas ficaram feridas, ontem, uma das quais com gravidade, depois de um comboio chocar contra uma viatura de transporte de passageiros, na zona de Romão, Bairro das Mahotas, na cidade de Maputo.


Segundo testemunhas no local, tudo começou por volta das 13h00, quando o motorista de um “chapa” estacionou a sua viatura, com passageiros, junto à ferrovia para encomendar uma refeição. Na sua ausência, surgiu o comboio e, antes do embate, ainda emitiu um alerta para que se retirasse a viatura.

PM quer melhoria no atendimento hospitalar




O primeiro-ministro visitou, na passada sexta-feira, o Hospital Geral José Macamo, na cidade de Maputo, onde ouviu reclamações relativamente ao atendimento hospitalar.


Acompanhado pela ministra da Saúde, Nazira Abdula, e pela governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura, o primeiro-ministro percorreu as enfermarias e outros departamentos do segundo maior hospital do município de Maputo.


A visita incluiu uma reunião com os trabalhadores e, no fim, Carlos Agostinho do Rosário disse ter no geral ficado com uma impressão positiva, sobretudo no que diz respeito à prestação de serviços, mas admitiu que há ainda muito trabalho a fazer.