quarta-feira, 24 de abril de 2013

Septuagenária morre no terminal da Junta

UMA cidadã identificada por Amélia Salomão Chilaúle, de 74 anos de idade, morreu por volta das 6.30 horas de ontem, no Terminal Rodoviário Interprovincial da Junta, na cidade de Maputo. Suspeita-se que um enfarte cardíaco tenha estado na origem da morte, segundo o chefe do posto policial local. A malograda, que residia no bairro da Liberdade, foi até ao terminal acompanhando um filho seu que ia viajar para a província de Inhambane. O insólito caso deu-se mesmo antes deste seguir viagem. Segundo as autoridades policiais, esta é a primeira vez que algo do género acontece naquele local. O cadáver da septuagenária foi recolhido para o Hospital Central de Maputo, onde deverá ser analisado para o apuramento das reais causas da morte.

Cidadão de 22 anos tenta violar sexualmente uma menor

Uma menor de 4 anos de idade, cuja identidade a protegemos, pode ter escapado de uma violação sexual por parte de um cidadão que responde pelo nome de Fernando Wique, de 22 anos, no bairro de Carrupeia, cidade de Nampula, na noite de 16 de Abril corrente. De acordo com o porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, Inácio Dina, a menor residia com a tia de nome Gracinda Rafael, 43 anos, que estando ausente da casa, o cidadão Wique, por sinal vizinho, teria convidado a menor para a sua residência onde a tia a teria achado horas mais tarde. Neste momento, segundo a fonte do Canalmoz, o acusado está em liberdade, pois após os exames médicos primários sobre se a menor teria sido violada ou não, a família do mesmo defendeu que este sofre de perturbações mentais, alegação esta que foi acolhido pelo Procurador de Triagem. Mais tarde terá o Procurador de Triagem ordenado novos exames tanto na menor como no acusado, este último junto ao Hospital Psiquiátrico de Nampula para apurar as alegações de que sofre de perturbações mentais. Outras ocorrências Na semana de 13 a 19 de Abril corrente, a PRM em Nampula registou 9 casos criminais contra 11 de igual período de 2012, tendo sido esclarecidos todos, o que representa 100% da operactividade policial. Trata-se de 6 casos criminais do tipo contra propriedade, sendo 4 roubos, 1 furto e 1 dano material e, 3 casos contra pessoas, respectivamente 1 tentativa de violação e 2 ofensas corporais qualificadas. Um dos casos de ofensa corporal qualificada deu-se no distrito de Malema, bairro de Murara, localidade de Nataca, onde um jovem de 27 anos que responde pelo nome Avelino Lourenço disferiu golpes ao peito do cidadão Dionísio João de 39 anos de idade. Segundo explicou Inácio Dina, do comando da PRM em Nampula, na origem da contenda estão problemas passionais entre a vítima e o autor. No mesmo período, a PRM recuperou 5 motorizadas, 1 aparelho de televisão e 1 de DVD, 3 telefones celulares 1 computador.

"Espiões capturados pelas forças da Renamo em Gorongosa"

Seis indivíduos que se supõem serem agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR), estão a contas com a Renamo em Satunjira, distrito de Gorongosa, província central de Sofala, acusados de espionagem a favor da Frelimo. Segundo apurou o Canal de Moçambique de fontes da Renamo, outros dois alegados espiões pertencentes aos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE) estão igualmente nas mãos dos militares da Renamo, depois de terem sido capturados pelos homens da “perdiz”. O chefe do Departamento de Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala, superintendente da Polícia, Feliciano Dique, disse em contacto com o Canalmoz desconhecer do assunto. “Não tenho conhecimento do assunto”, disse Feliciano Dique, negando, por outro lado, ter conhecimento sobre a entrada em Sofala no último domingo, de efectivos da FIR e das FADM, em três autocarros da Empresa de Transportes Goupal (ETRAGO).

Alunos do Colégio Kitabu desmaiam por consumo de drogas

Os casos de consumo de drogas e bebidas alcoólicas já estão a atingir contornos alarmantes nalgumas escolas das cidades de Maputo e Matola. Segundo a Polícia, no passado dia 13 de Abril, numa festa de angariação de fundos para o baile de finalistas do Colégio Kitabu, na cidade de Maputo, oito estudantes que participavam do evento saíram inconscientes do Clube dos Empresários, após terem consumido álcool e drogas ilegais. Entretanto, a directora do Colégio Kitabu, Marta Correia, disse em contacto com o Canalmoz que se a Polícia tiver provas de que os estudantes daquele estabelecimento de ensino estiveram envolvidos no envenenamento dos colegas, deve apresentar nomes para serem tomadas medidas. Acrescentou que Kitabu é uma escola e este assunto não pode ser tratado de ânimo leve. O porta-voz do comando-geral da Polícia, Pedro Cossa, disse ontem no habitual briefing semanal com a imprensa que o número de vítimas desta acção ultrapassa oito, mas muitos pais ou encarregados de educação preferiram resolver o assunto sem intervenção de Polícia e hospitais. “Muitas crianças que participam em convívios de estudantes retornam às suas casas drogadas. Isto cria agitações nalgumas famílias que se aproximaram à Polícia. Outras famílias não apresentam os casos a polícia”, disse. Segundo Pedro Cossa, esta é a segunda vez em menos de um ano que estudantes de Kitabu envolvem-se em cenas de consumo de drogas. O primeiro caso foi na festa do carnaval organizado pelo colégio. “Na festa do dia 13 de Abril, os alunos foram servidos refrescos à lata e hambúrguer. Todos foram obrigados a comer e tomar o refresco. Depois de tomarem, alguns estudantes ficaram drogados. Um dos alunos quando chegou em casa, nem conseguia parar. Um outro pai teve que ir carregar o seu filho do Clube dos Empresários até ao hospital”. Pedro Cossa disse também que um pai que levou seu ao laboratório do Hospital Central de Maputo ficou a saber que há muitos casos de estudantes drogados que passam por dali depois de festas escolares. “Alguns estudantes do Kitabu estão por detras destes actos macabros. Eles fomentam o consumo de drogas. Na festa do dia 13 e de festival muitos pais receberam seus filhos drogados. Há estudantes ligados à droga”, acusou.

Expoente da marrabenta: Morreu Alberto Mhula

Morreu ontem, terça-feira, em Maputo, o “veterano” da marabenta, Alberto Mhula, vítima de doença. Segundo fonte próxima do cantor, ele já não gozava de boa saúde nos últimos tempos. O malogrado era popularmente conhecido por “Manjacaziano”, nome adoptado por ter nascido em Manjacaze e fazia parte do panteão dos artistas da velha guarda, como são os casos de Dilion Djindji, Alberto Mutxeca, Xidiminguana, Francisco Mahecuana, Lisboa Matavele apenas para mencionar alguns. Alberto Mhula era um exímio tocador de timbilas e tambores e era defensor da música de raiz moçambicana. Tinha obra gravada em editoras nacionais “1001”, Rádio Moçambique, Vidisco e JB Recording da capital do pais. Mhula cantou temas como “Miyela Nwananga”, “Chiziane”, “Mamana Wa Bebe”, “Ndzafa Dza Lova”, “Kaya Manjacaze”, “Kutxina”, “Loko Wansati” alguns dos quais ficaram célebres. Alberto Mhula foi um participante assíduo do Festival da Marrabenta (que iniciou em 2008) e mesmo doente e com o peso da idade, como aconteceu este ano, ele não quebrou a regra e, em nome da marrabenta que sempre defendeu, subiu ao palco para cantar o tema “Kaya Manjacazi”, dedicado à sua terra natal. Foi notório o seu estado debilitado e as sequelas de uma doença que o apoquentava nos últimos tempos. O cantor tinha uma deficiência física adquirida em 1967 quando foi atacado por um crocodilo no rio Incomati, distrito de Magude, província de Maputo. Líder do agrupamento “Manjacaziano” era um orgulho da música de raiz moçambicana e entre as suas deslocações ao estrangeiro, destaque para a actuação em Portugal, aquando da EXPO-98.

Construção da ponte Maputo - KaTembe arranca no segundo semestre

O financiamento para a construção da ponte Maputo - KaTembe e da estrada KaTembe-Ponta de Ouro já foi disponibilizado. A parte visível das obras deverá arrancar no segundo semestre do ano em curso, segundo revelou, ontem, o director executivo da empresa Maputo Sul, Nelson Nunes. A empresa Maputo Sul aguardava pela efectivação do financiamento por parte do banco chinês para o arranque das obras da ponte Maputo - KaTembe e das estradas que vão aos distritos de Matutuíne e de Boane. A procura por uma porção de terra ao longo da via é grande, sendo que muitos projectos de investimento turístico, habitacional e de logística já estão posicionados ao longo da futura via. Devido à demora na efectivação dos fundos, o prazo de entrega das obras da ponte e das estradas deverá ser prorrogado para além de Dezembro de 2014. Por outro lado, Nunes revelou que as obras da circular de Maputo incluem, neste momento, o troço da zona da marginal da capital do país. As obras deverão acontecer num espaço de sete quilómetros e vão durar até oito meses, prevendo-se uma série de reassentamentos de edificações e de infra-estruturas de serviços no local. As intervenções são delicadas devido à passagem de cabos de energia e de fibra óptica, além de tubos, por aquela zona. O trânsito está condicionado na zona da marginal de Maputo, com o arranque das obras no local, e a empresa Maputo Sul aconselha os condutores a usarem vias alternativas. Com o projecto da circular, a marginal passará a contar com um total de quatro faixas de rodagem contra as actuais duas. As obras do projecto da circular de Maputo estão avaliadas em 315 milhões de dólares e deverão terminar em Dezembro de 2014.