segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dhlakama assegura que vai dirigir “autarquias provinciais” este ano



Chumbo das autarquias provinciais


Na sua primeira reacção à reprovação do projecto visando a criação das autarquias provinciais, o líder da Renamo exige reconsiderarão da Frelimo em dois meses

O líder da Renamo desvaloriza a reprovação do projecto de criação das autarquias provinciais e promete governar as províncias onde teve maior número de votos.


Afonso Dhlakama falava, sábado, no posto administrativo de Naburo, distrito de Pebane, na Zambézia, onde manteve um encontro com membros e simpatizantes do seu partido naquela região do país. “Meus país, desta vez não há maneira, por isso, vamos sim governar as seis províncias. Queremos governar de forma democrática, por isso, submetemos o projecto do povo e a Frelimo chumbou”, disse Dhlakama, na sua primeira reacção à reprovação do seu projecto pela bancada maioritária na Assembleia da República.

Filipe Nyusi avalia novos modelos para governação do país



100 dias depois de assumir o poder


Cem dias depois do início do seu ciclo de governação, o Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou, sábado, que quer adoptar um modelo de governação baseado na “ciência e não em esperteza”.


O Chefe de Estado considera que já é altura de ouvir experiências de governação de outros países para adoptar um modelo de gestão pública. Para o efeito, membros do Governo e representantes de governos provinciais, distritais e municipais reuniram-se na Presidência da República para ouvir experiências de governação de Tanzânia e Malásia. “Sabemos que a governação se educa, para que seja mais científica e não simples esperteza, porque, senão, os objectivos, planos e programas podem não ser atingidos”, referiu Filipe Nyusi. A experiência foi transmitida pelo Instituto Mandela, um ministro da Malásia e um representante do governo da Tanzânia.

Polícia prende quadrilhas e recupera viaturas



Oito cidadãos estão detidos desde semana passada acusados de roubo de sete viaturas, na Matola, província de Maputo.


Trata-se de cidadãos pertencentes a dois grupos, detidos em circunstâncias diferentes nos bairros São Dâmaso, Ndhlavela e Socimol, na Matola.

Os acusados foram apresentados, sábado passado, à imprensa, mas negam qualquer envolvimento nos crimes.


A maioria das viaturas foi apreendida nos bairros São Dâmaso e Socimol, quando as suas características originais estavam a ser alteradas. Uma das viaturas de marca Toyota, modelo Xcover, por exemplo, ostentava três matrículas diferentes estampadas nos vidros. Os indiciados, segundo a Polícia, dedicavam-se ao roubo de viaturas em residências e depois vendiam-nas fora de Maputo. Aliás, duas viaturas foram apreendidas na província de Gaza um mês depois de terem sido roubadas na Matola.

Médico Jorge Arroz defende que CNCS também deve combater malária e tuberculose



O director técnico do Fundo Global da Malária em Moçambique, Jorge Arroz, defende que o país só poderá combater a malária de forma eficaz se a tratar em conjunto com HIV e tuberculose. O médico sugere que o Conselho Nacional do Combate ao SIDA seja transformado em órgão de combate à malária, sida e tuberculose.


“Não conheço nenhum Conselho Nacional de Combate à Malária ou Tuberculose, mas sabemos que onde há SIDA há tuberculose, e que a malária é mais grave em pessoas com HIV positivo, pois têm imunidade baixa e correm mais risco de contrair malária”, explicou Jorge Arroz no programa Opinião Pública, transmitido pela Stv Notícias.

Dificuldades no acesso a fontes compromete liberdade de imprensa



As dificuldades no acesso a fontes de informação, particularmente instituições do Estado, são os principais constrangimentos enfrentados no exercício da liberdade de imprensa.


Por ocasião da passagem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa assinalado ontem, profissionais da área revelam que o exercício da actividade jornalista com rigor e equilíbrio muitas vezes é colocado em causa devido ao problema referido.


“Muitas vezes isso tem feito com que a sociedade pense que fazemos um jornalismo baseado em especulação, factor que descredibiliza toda uma classe”, afirma Raimundo Zandamela, jornalista do Semanário Desafio.

Mulheres desconhecem contraceptivos em Cabo Delgado



Cerca de 66 por cento das mulheres moçambicanas residentes na província nortenha de Cabo Delgado desconhecem a existência de métodos contraceptivos, revela um estudo divulgado recentemente em Maputo.


A pesquisa,  encomendada pela Pathfinder, uma organização não-governamental, em parceria com o Ministério da Saúde, foi realizada  pelo grupo americano Bixby, com o objectivo de avaliar a implementação de um novo método contraceptivo através de injecções.

Lançada primeira pedra de mais um Instituto de Ciências de Saúde



No país

A primeira pedra da obra para a construção de mais um Instituto de Ciências de Saúde foi lançada hoje, segunda-feira, no bairro do Zimpeto, na cidade de Maputo, pela ministra da Saúde, Nazira Abdula, na companhia da governadora da capital, Iolanda Cintura, e do Embaixador do Japão, Akira Mizutani.

O Instituto de Ciências de Saúde entrará em funcionamento em Julho do próximo ano e terá capacidade para formar 900 técnicos.

Será o sétimo Instituto de Ciências de Saúde do país e o segundo da cidade de Maputo. Vai ser constituído por 15 salas de aulas, sete laboratórios e outros compartimentos.

O instituto é erguido na cidade de Maputo para complementar o já existente. A nova unidade poderá leccionar cursos de Enfermagem, Laboratórios, Farmácia, Manutenção de Equipamentos, Odontoestomatologia, Medicina e Medicina Preventiva.


A obra é financiada pelo Japão, através da Agência Japonesa de Cooperação Internacional, e será executada pelo empreiteiro japonês Dai Nippon Construction e fiscalizada por um consórcio também japonês.