terça-feira, 17 de março de 2015

Criminosos assaltam convento



Terror no bairro Tchumene

Um convento situado no bairro de Tchumene, no município da Matola, foi assaltado por um grupo de criminosos na sexta-feira.

Os assaltantes roubaram duas viaturas, mais de uma dezena de telemóveis e igual número de computadores.

Com este assalto, os criminosos continuam a aterrorizar o bairro de Tchumene, após terem, na semana passada, assaltado residências e intimidando residentes à luz do dia.

Homem com cocaína no estômago detido no aeroporto




Tráfico de drogas

Um cidadão com passaporte sul-africano foi detido no aeroporto de Mavalane com 29 cápsulas de cocaína no estômago, informou hoje, terça-feira, a Polícia da República de Moçambique (PRM).

A PRM confessou não ter pistas dos autores do assassinato de Gilles Cistac, e desmentiu haver uma polícia mista, constituída por agentes franceses e moçambicanos, para esclarecimento do crime.


A PRM referiu que, nos últimos sete dias, houve 142 casos de furtos, de venda e consumo de drogas, e homicídio.

Polícia de Murrupula tem novo edifício



Khalau testemunhou a entrega

O Comando Distrital de Murrupula, em Nampula, da Polícia da República de Moçambique (PRM) vai passar a funcionar num edifício novo, construído de raiz. O prédio, avaliado em 11 milhões de meticais provindos do Fundo de Investimento Distrital, é constituído por compartimentos para funcionamento de diversos serviços administrativos.

As novas instalações foram entregues à corporação pelo Governo do distrito de Murrupula em cerimónia testemunhada pelo Comandante-Geral da PRM, Jorge Khalau.


Segundo a administradora do distrito, Alzira Manhiça, o novo edifício para o Comando Distrital da PRM foi aprovado em 2011 pelo Conselho Consultivo Distrital após concluir que o local onde funcionava a Direcção da corporação era demasiado pequeno.

População de Moamba insatisfeita com PRM



Criminalidade em Maputo

A população de Goane 2, no distrito da Moamba, província de Maputo concentrou-se hoje, segunda-feira, para exigir a libertação de três indivíduos acusados de incitar à destruição da residência de um suposto ladrão de gado e bens de uso doméstico.

Trata-se de um régulo, de um chefe da polícia comunitária e de um jovem estudante detidos no último sábado na localidade de Goane 2, a 15 km da vila sede do distrito de Moamba, acusados de incitar à destruição da residência de um suposto ladrão de gado e electrodomésticos que semeou o terror no seio dos residentes.

A população diz que não existem motivos para a prisão do trio e acusa a Polícia de encobrir o suposto ladrão. O Comando Distrital da PRM confirma a detenção dos indivíduos mas diz que não recebeu nenhuma denúncia sobre o alegado malfeitor.


O caso já foi remetido à Procuradoria Distrital, daquele que é considerado um dos distritos com mais registos de roubo de gado bovino na província de Maputo.

Governo acusa Renamo de violar Acordo Cessar-Fogo



Diálogo Governo-Renamo

O Governo acusou hoje, segunda-feira, a Renamo de mais uma violação do acordo de cessação das hostilidades militares. Em causa estão supostas movimentações de militares do partido liderado por Afonso Dhlakama, que criaram novas bases em Gaza e Inhambane.

A denúncia foi proferida em mais uma ronda de diálogo. Segundo José Pacheco, chefe da delegação governamental, a Renamo movimentou os seus homens para três novas posições no sul do país, violando o acordo de cessação das hostilidades.


O Chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuane, não quis comentar a acusação, alegando que a denúncia não foi matéria da sessão do diálogo.