domingo, 18 de dezembro de 2016

Polícia duvida das tentativas de sequestro aos donos do Tiger Center

Bernardino Rafael diz que os proprietários do Tiger Center devem revelar à corporação os verdadeiros motivos da perseguição
Em menos de um mês, dois proprietários do Tiger Center, um centro comercial de venda de electrodomésticos, escaparam a duas tentativas de sequestro na cidade de Maputo. Aliás, um dos membros da família entrevistado pela nossa equipa de reportagem há dias disse que desde 2012 já sofreram quatro tentativas de sequestro.
Entretanto, o Comandante da Polícia ao nível da capital do país, Bernardino Rafael, diz que os proprietários do Tiger Center devem revelar à corporação os verdadeiros motivos de perseguição.
Questionado sobre a possibilidade de alocação de segurança especial àquela família, o comandante justificou que não é necessária e que a polícia está a proteger as pessoas de forma normal. Na mesma ocasião, Bernardino Rafael mostrou-se duvidoso quanto à veracidade do alegado sequestro de Danish Satar, que actualmente se encontra em parte incerta. “Não encontramos os dados que nos pudessem dar fundamentos que houve sequestro de Danish Satar. Mas estamos a trabalhar com outras instituições para apurar a verdade sobre o assunto”, explicou o comandante da cidade.
Recorde-se que Danish Satar, sobrinho de Nini Satar, é indiciado de ser um dos principais indiciados de ser mandante dos raptos.

Governo mobiliza recursos para dar assistência às vítimas das cheias

Época chuvosa 2016 – 2017
O Governo precisa de 650 milhões de meticais para assistir mais de um milhão de pessoas que poderão ser afectadas pelas cheias durante a época chuvosa 2016-2017. Para mobilizar recursos, foi realizada na última sexta-feira uma reunião com os embaixadores acreditados em Moçambique. Os parceiros prometeram ajudar.
A reunião técnica foi orientada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e contou com uma apresentação do director-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) sobre os desafios e oportunidades do plano de contingência para época chuvosa que já iniciou, mas prevê-se uma maior incidência entre os meses de Janeiro a Março.
“No nosso plano fizemos a previsão de três cenários, sendo que o mais provável foi o segundo, cujas características são a ocorrência de ventos fortes, chuvas e cheias. Para responder aos efeitos destes fenómenos calculámos que são necessários 810 milhões de meticais, entretanto o Governo só tem disponíveis 160 milhões, por isso que temos estado a reunir com os nossos parceiros para mobilizar recursos. A experiência mostra que unidos somos fortes e podemos enfrentar os desastres de forma eficaz e salvaguardar a vida das pessoas e seus bens”, explicou João Machatine.
No final do encontro, Machatine fez saber que os parceiros prometeram ajuda, que poderá ser financeira ou em forma de kits de abrigo, de saúde, escolares, entre outros.

Detectada viciação do peso dos sacos de batata no Zimpeto

Alguns sacos chegam a pesar apenas oito quilogramas

Há sacos de batata com peso abaixo de 10 quilogramas no mercado grossista do Zimpeto, em Maputo. Alguns sacos chegam a pesar apenas oito quilogramas.
As irregularidades foram detectadas ontem, por um grupo de inspectores que esteve no local.
O trabalho teve especial enfoque na batata, uma vez que se trata de um dos produtos frescos mais procurados nos mercados, principalmente na quadra festiva.
Após recolher amostras e pesá-las, a directora nacional das operações do Instituto Nacional das Actividades Económicas (INNAE) explicou que o grande problema está com os retalhistas. “Após comprar os productos a grosso, os retalhistas diminuem as quantidades. Nos camiões não detectamos muitos problemas”, disse Virgínia Muianga.
Os vendedores que viram os seus productos a serem apreendidos, explicaram que o peso inicial é influenciado pela areia que vem na batata.
“Quando a batata é embalada na África do Sul é colocada com areia, por isso o peso é o ideal. Mas chegada aqui, nós tiramos a batata do saco e voltamos a colocar, então o peso baixa”.
Os sacos com peso adulterado foram apreendidos e serão encaminhados a centros de acolhimento.
A administradora do mercado, Ester Isabel, explicou que a fiscalização é constante. Paralelamente às acções da inspeção, a polícia municipal está a fazer uma campanha de sensibilização contra irregularidades na venda de produtos, apelando que as pessoas denunciem os casos.