domingo, 18 de dezembro de 2016

Detectada viciação do peso dos sacos de batata no Zimpeto

Alguns sacos chegam a pesar apenas oito quilogramas

Há sacos de batata com peso abaixo de 10 quilogramas no mercado grossista do Zimpeto, em Maputo. Alguns sacos chegam a pesar apenas oito quilogramas.
As irregularidades foram detectadas ontem, por um grupo de inspectores que esteve no local.
O trabalho teve especial enfoque na batata, uma vez que se trata de um dos produtos frescos mais procurados nos mercados, principalmente na quadra festiva.
Após recolher amostras e pesá-las, a directora nacional das operações do Instituto Nacional das Actividades Económicas (INNAE) explicou que o grande problema está com os retalhistas. “Após comprar os productos a grosso, os retalhistas diminuem as quantidades. Nos camiões não detectamos muitos problemas”, disse Virgínia Muianga.
Os vendedores que viram os seus productos a serem apreendidos, explicaram que o peso inicial é influenciado pela areia que vem na batata.
“Quando a batata é embalada na África do Sul é colocada com areia, por isso o peso é o ideal. Mas chegada aqui, nós tiramos a batata do saco e voltamos a colocar, então o peso baixa”.
Os sacos com peso adulterado foram apreendidos e serão encaminhados a centros de acolhimento.
A administradora do mercado, Ester Isabel, explicou que a fiscalização é constante. Paralelamente às acções da inspeção, a polícia municipal está a fazer uma campanha de sensibilização contra irregularidades na venda de produtos, apelando que as pessoas denunciem os casos.

Sem comentários:

Enviar um comentário