terça-feira, 20 de agosto de 2013

“A Renamo tem medo de perder eleições”

O secretário-geral da Freli­mo, Filipe Paúnde, disse que a Renamo perdeu a oportunidade de resolver uma das suas preocupações ao não depositar o projecto de revisão da lei eleitoral na Assembleia da República. Filipe Paúnde fez esta decla­ração durante a visita que efec­tuou, na passada sexta-feira, ao município da Matola, para se in­teirar do grau de preparação das eleições internas, além de fazer o acompanhamento do cumpri­mento das decisões tomadas pelo Presidente da República, Arman­do Guebuza, a quando da última visita àquele ponto do país. A Renamo condicionou a apre­sentação da proposta de revisão da Lei Eleitoral à assinatura de um acordo com o Governo que garantisse que as suas preocupa­ções seriam viabilizadas pela As­sembleia da República. O Governo não concordou com a proposta da Renamo, argumen­tando que o Parlamento é inde­pendente do poder executivo. O secretário-geral da Frelimo acusa a Renamo de pretender governar o país por vias anti­-democráticas e de ter medo de perder as eleições. “O Governo já cedeu a muitas exigências da Renamo, mostrou-se aberto ao diálogo, mas a Renamo não acei­tou. Nós sabemos que a Renamo tem medo de perder as eleições. Aquele partido quer ter poder por vias anti-democráticas”, avançou para, depois, acrescen­tar que “quem constitui proble­ma é a Renamo”.

Inspecção detecta 26 variedades de produtos fora do prazo no Shoprite

A Inspecção Nacional das Activida­des Económicas, um organismo do Ministério da Indústria e Comércio, detectou 26 variedades de produtos fora de prazo (de validade) e diver­sos alimentos comercializados e ex­postos para o consumo com rótulo irregular. Em comunicado, a Inspecção Na­cional das Actividades Económicas diz que constatou a “reincidência nas infracções cometidas pelo Shoprite e os procedimentos com vista a apli­cação de sanções encontram-se em curso”. A Inspecção Nacional das Activida­des Económicas diz ter-se deslocado para as instalações do Shoprite para actividades inspectivas, na sequência das denúncias da imprensa sobre a existência de produtos fora do prazo na quele supermercado. Trata-se de denúncias que se referiam à confec­ção de refeições com produtos fora do prazo nos supermercados da Pra­ça de Touros, Super Marés, da Matola e de Boane. “As brigadas visitaram as instala­ções do Shoprite indicadas, tendo a sua acção tido enfoque para ossecto­res de manuseamento de alimentos, prateleiras, armazéns e câmaras fri­goríficas. Procedeu-se, igualmente, à colheita de amostras de produtos confeccionados para análises labo­ratoriais”, refere o comunicado da Inspecção Nacional das Actividades Económicas.

Matola prepara abertura da empresa de transportes

A Empresa Municipal de Trans­porte Público da Matola deverá entrar em actividades no pre­sente trimestre, quando termi­nar o processo de transferências de recursos da extinta empresa Transportes Públicos de Maputo (TPM) para aquela autarquia. O Governo decidiu descentra­lizar a gestão do sistema de trans­portes públicos urbanos para os municípios no ano passado, ten­do culminado com a criação e entrada em funcionamento da empresa municipal de transpor­tes de Maputo. No caso da Matola, o processo está a levar mais tempo porque aquela autarquia ainda não pos­suía infra-estruturas em condi­ções para o efeito. Contudo, o presidente interi­no do Município da Matola, An­tónio Matlhava, fez saber que o processo é irreversível e, por isso, a direcção daquele município está a preparar-se para instalar a empresa. A sede da transportadora da Matola vai funcionarem insta­lações herdadas dos TPM, cons­tituídas por um bloco adminis­trativo e um hangar com oficinas para trabalhos de manutenção. Falando por ocasião duma vi­sita de trabalho efectuada à que­las instalações, acompanhado de técnicos da extinta TPM, Matlha­va disse que decorre, actualmen­te, a fase conclusiva de reabilita­ção daquela infra-estrutura. “O primeiro passo era colo­car as instalações da empresa de transportes em condições e cons­tatámos que os avanços na obra são significativos”, apontou o ac­tual edil da Matola. Matlhava revelou que os técni­cos das áreas de administração, tráfego e manutenção já foram indicados, decorrendo, actual­mente, um estudo das rotas por explorar nos bairros da Matola. Em princípio, a Matola vai ini­ciar as operações de transporte de passageiros com um total de 50 autocarros, devendo manter as rotas de ligação com a cidade de Maputo e o distrito de Boane.

Jovem “esmagado” por camiões na noite do sábado

Um jovem de 31 anos de idade foi atropelado, mortalmente, na noite do último sábado, no bairro Mulotana, município da Matola. Populares dizem que o finado foi atropelado por camiões que trans­portam materiais para a constru­ção da estrada circular, devido a excesso de velocidade. A vítima terá sido esmagada por dois camiões e, à chegada da nos­sa equipa de reportagem ao local, por volta das 11h30 deste domin­go, alguns populares e a Polícia removiam partes do corpo, cuja metade terá sido removida no pas­sado sábado. Testemunhas dizem que o local é propenso à ocorrên­cia de acidentes, porque os camio­nistas passam por aquele local à alta velocidade. “Ele foi atropelado ontem (pas­sado sábado) por volta das 23h00 e, instantes depois, vieram buscar parte do respectivo corpo. É que, neste local, os camiões circulam à alta velocidade de forma que, após o atropelamento, o corpo da víti­ma ficou esmagado. Só hoje (este domingo), é que conseguimos re­tirar partes do corpo que não fo­ram removidas ontem (sábado)”, contou uma testemunha ocular.

PIC investiga quatro jogadores estrangeiros com documentos falsos

O Ministério do Trabalho (MITRAB) levou quatro joga­dores estrangeiros da equipa de futebol Vilankulo FC, da provín­cia meridional moçambicana de Inhambane, à Polícia de In­vestigação Criminal (PIC) para averiguações, por possuírem processos de contratação falsos. Segundo a Inspecção-Geral do Trabalho, os jogadores são in­diciados de terem entrado para trabalhar no país com falsos do­cumentos de permissão laboral. Entre os atletas está Ernesto da Conceição Soares,de nacionali­dade portuguesa, Mathew Ten­dai Nyamadzawo, zimbabweano, Kadri Ali e Sulemane Abu, am­bos do Gana, escreve o sítio da Rádio Moçambique. Um comu­nicado do MITRAB refere que uma alegada empresa de presta­ção de serviços, que a Inspecção do Trabalho não conseguiu até ao momento localizar, terá sido a intermediária no processo. O Ministério do Trabalho está a trabalhar com os outros clubes em relação ao caso de trabalha­dores estrangeiros ilegais, no âmbito do recente entendimen­to entre as partes.