domingo, 18 de dezembro de 2016

Governo mobiliza recursos para dar assistência às vítimas das cheias

Época chuvosa 2016 – 2017
O Governo precisa de 650 milhões de meticais para assistir mais de um milhão de pessoas que poderão ser afectadas pelas cheias durante a época chuvosa 2016-2017. Para mobilizar recursos, foi realizada na última sexta-feira uma reunião com os embaixadores acreditados em Moçambique. Os parceiros prometeram ajudar.
A reunião técnica foi orientada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e contou com uma apresentação do director-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) sobre os desafios e oportunidades do plano de contingência para época chuvosa que já iniciou, mas prevê-se uma maior incidência entre os meses de Janeiro a Março.
“No nosso plano fizemos a previsão de três cenários, sendo que o mais provável foi o segundo, cujas características são a ocorrência de ventos fortes, chuvas e cheias. Para responder aos efeitos destes fenómenos calculámos que são necessários 810 milhões de meticais, entretanto o Governo só tem disponíveis 160 milhões, por isso que temos estado a reunir com os nossos parceiros para mobilizar recursos. A experiência mostra que unidos somos fortes e podemos enfrentar os desastres de forma eficaz e salvaguardar a vida das pessoas e seus bens”, explicou João Machatine.
No final do encontro, Machatine fez saber que os parceiros prometeram ajuda, que poderá ser financeira ou em forma de kits de abrigo, de saúde, escolares, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário