quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dois irmãos morrem soterrados em garimpo ilegal

Na sequência da actividade do garimpo ilegal, duas pessoas pertencentes a mesma família morreram no último fim-de-semana soterradas numa mina artesanal de ouro na localidade de Bandire-Muringa, no distrito de Sussundega, província de Manica, informou a Polícia da República de Moçambique (PRM) local. O porta-voz do Comando Provincial da PRM em Manica, Belmiro Mutandiua, disse ao Canalmoz, nesta quarta-feira, que as vítimas são dois irmãos,nomeadamente Nharai Vasco Supeia e Micheque Vasco Supeia, de 21 e 18 anos de idade, respectivamente. A fonte da Polícia acrescentou que havia muita gente na mina na altura em que aquela desabou, mas a parte que ruiu com maior intensidade foi onde se encontravam os dois irmãos. A Polícia, segundo Belmiro Mutandiua, está neste momento no local para impedir que populares entrem na mina. "A Polícia está no local a vedar o acesso à mina por parte dos populares", disse o porta-voz da PRM em Manica. Ainda sobre o garimpo na província de Manica, Belmiro Mutandiua deu a conhecer que três indivíduos desconhecidos munidos de uma arma de fogo do tipo pistola arrombaram no último fim-de-semana a porta principal da casa de um garimpeiro, no distrito de Gondola, tendo-o alvejado a tiros no braço esquerdo por aquele ter mostrado resistência ao assalto. Na sequência, os ladrões até aqui a monte roubaram 110 mil meticais, provenientes da venda de ouro. A Polícia explicou que está no encalço dos meliantes ora fugitivos, no sentido de neutralizar para responsabilizá-los pelos seus actos. Quanto à vítima do assalto, as autoridades dizem que está fora do perigo, depois de ter recebido assistência na unidade sanitária local.

Frelimo exclui César de Carvalho das eleições internas

Na sequência dos pendentes que César de Carvalho tem em Tete, o partido Frelimo a nível daquela província decidiu reprovar a candidatura de César de Carvalho das eleições internas, que terão lugar nos dias 4 e 5 de Agosto próximo. Inicialmente, César de carvalho era um dos cinco candidatos à eleição do candidato do partido Frelimo para o município de Tete. Só que na lista final, enviada recentemente à Comissão Política do partido para a sua homologação, apenas três nomes foram aprovados. César de Carvalho e o presidente da Assembleia Municipal de Tete foram reprovados por diferentes razões. “Quando terminou o processo interno das candidaturas, desde as bases até à província, fizemos os últimos trabalhos e remetemo-los à comissão Política a quem cabe homologar os nomes dos pré-candidatos a candidatos. Assim, o nome do edil foi excluído e isso foi-lhe comunicado, ele já sabe”, confirmou-nos uma fonte do partido Frelimo em Tete, esclarecendo que os reprovados ainda podem ser pré-candidatos, caso a Comissão Política decida resgatá-los. Uma outra fonte explicou-nos que César de Carvalho foi excluído por duas razões principais: primeira, ele tem muitos pendentes nos tribunais e, segunda, ultimamente, tem havido graves problemas de atribuição duplicada de terrenos.

Polícia neutraliza ladrões de gado bovino

A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província de Gaza, diz que deteve ao longo do último fim-de-semana dois indivíduos de 21 e 34 anos de idade, indiciados no roubo de quatro cabeças de gado bovino no distrito de Mabalane. O porta-voz do Comando Provincial da PRM em Gaza, Jeremias Langa, disse ao Canalmoz na manhã da última terça-feira que o roubo ocorreu no passado dia 28 de Julho na vila-sede de Mabalane, tendo posteriormente os criminosos fugido. Segundo a fonte da Polícia, os ladrões viriam a ser neutralizados na Aldeia de Macalene, posto administrativo de Movodze, há 18 quilómetros da vila onde ocorreu o furto. Na circunstância da detenção, a Polícia diz ter recuperado as quatro cabeças de gado. HOMICÍDIO O porta-voz da PRM em Gaza deu a conhecer, por outro lado, que também em Mabalane, um homem de 56 anos de idade, que em vida respondia pelo nome de Paulo Matimane Chauque, residente na aldeia de Covele, perdeu a vida depois de ter tomado um medicamento tradicional de nome Chimuamuane, para alegadamente desparasitar. O medicamento, segundo o porta-voz Jeremias Langa, teria sido preparado pela esposa da vítima, uma mulher de 60 anos que agora está a contas com a Polícia, por suspeita de ter sido ela a autora da morte do marido. Também na província de Gaza, desta feita na localidade de Dzimbene, posto administrativo de Mazivila, distrito de Bilene, um indivíduo de 47 anos de idade foi detido pela Polícia, acusado de produção, consumo e venda da cannabis sativa, vulgo soruma. A Polícia disse que quando o indivíduo foi detido, estava na posse de 105 gramas de soruma e duas plantas daquela droga.