quarta-feira, 8 de abril de 2015

Renamo ameaça criar quartel-general em Muxúnguè



Diálogo político

O maior partido da oposição em Moçambique, Renamo, liderado por Afonso Dhlakama, ameaça criar um quartel-general no Posto Administrativo de Muxúnguè, província de Sofala, caso as suas opiniões sejam rejeitadas ao nível do diálogo político.

A informação foi avançada pelo chefe da delegação do Governo, José Pacheco, em conferência de imprensa, no fim da 100.ª ronda do diálogo político.

“Hoje, fomos surpreendidos pela delegação da Renamo, em sede de diálogo, quando declarou que vai estabelecer um quartel-general em Muxúnguè, se o Governo não aceitar as suas opiniões. Este posicionamento vai de encontro com aquilo que ouvimos do líder da Renamo nos vários discursos”, disse Pacheco.

Por seu turno, o chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiana, distanciou-se das declarações de Pacheco sobre a intenção daquele partido da oposição instalar um quartel-general em Muxúnguè. “As declarações do ministro Pacheco são da sua inteira responsabilidade”, afirmou Macuiana.


Saliente-se que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) tomaram, em 2013, a base da Renamo em Muxúnguè. Depois, seguiu-se uma série de conflitos militares entre as FDS e guerrilheiros da Renamo que terminaram após a assinatura do acordo de cessação de hostilidades entre o antigo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

Sem comentários:

Enviar um comentário