quarta-feira, 8 de abril de 2015

MINEDH vai formar professores em técnicas de ensino de leitura e escrita

MINEDH vai formar professores em técnicas de ensino de leitura e escrita


O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MENEDH) vai formar a partir do próximo ano, professores especializados em técnicas de ensino de leitura e escrita para alunos da 1.ª e 2.ª classe.

Segundo Manuel Rego, director nacional de planificação no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, a selecção dos candidatos a esta formação será levada a cabo brevemente em todas províncias do país. Segundo a fonte, espera-se que a formação decorra entre 2016 e 2018, num projecto que objectiva a melhoria de leitura, escrita e cálculo.

Para o MINEDH esta constitui uma das prontas respostas que se dá à inquietação popular relativamente aos graves problemas de leitura, escrita e cálculo que os alunos, no geral, denotam, particularmente os do Ensino Primário.

O anúncio da formação de professores em especialização surgiu depois de, nas reuniões de reflexão sobre a Educação que o pelouro tem estado a levar a cabo, alguns professores e formadores terem levantado problemas relacionados com a afetação dos docentes. Segundo eles, nem todos os professores estão a lecionar as disciplinas para as quais foram formados, o que acaba interferindo na qualidade do processo de transmissão de conhecimentos aos alunos.


Com efeito, devido à falta de professores em determinadas cadeiras e classes, alguns professores, mesmo não estando habilitados a lecionar, são obrigados a fazê-lo, o que não tem contribuído para a almejada qualidade de ensino devido a limitações. Assim, os professores pediram para que se observe a formação de professores por especialização e que se cumpra rigorosamente com a sua afetação para alavancar o ensino no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário