sábado, 2 de maio de 2015

Medidos 427 conflitos laborais pela OTM central sindical na província de Manica

A Organização dos Trabalhadores de Moçambique OTM central sindical na província de Manica mediou 427 conflitos laborais de Janeiro a esta parte nas diversas empresas nesta parcela do país.

Trata-se de despedida de trabalhadores sem justa causa, atraso no pagamento de ordenados mensais, remunerações de salários abaixo da tabela mínima em vigor no país, não observância de horas extras, entre outros.

Aquela agremiação afirma ter intervindo na resolução das pendências através de centro de conflitos e arbitragem laboral assim como por via de conselhos sindicais das empresas envolvidas nos problemas com os trabalhadores.

Os dados foram avançados por Rosalina Cudzica secretária provincial da OTM central sindical em Manica, na manha desta sexta-feira a margem das cerimónias do dia internacional dos trabalhadores celebrado sob o lema consolidação da paz e promoção do emprego digno.

Cudzica avançou ainda que o seu sector tem ainda por mediar 53 processos ligados a conflitos entre o patronato e a massa laboral que deram entrada na OTM central sindical durante o período.

Rosalina Cudzica deu a conhecer, que a sua agremiação junto das organizações sindicais e patronato de diversas empresas, esta a trabalhar para que se observe a melhoria salarial das categorias, não abrangidas pelos 10 por cento de aumento decretado pelo governo.


Refira-se que a nível do país, o primeiro de Maio foi celebrado sob lema, ʺSindicato pela Consolidação da Paz e Promoção de Emprego Dignoʺ. 

Sem comentários:

Enviar um comentário