quarta-feira, 6 de março de 2013
África do Sul pede desculpas a Moçambique
O Governo da África do Sul pediu desculpas a Moçambique pela morte do taxista moçambicano, após agentes da polícia sul-africana o terem amarrado na parte traseira de um carro da corporação e arrastado 400 metros numa estrada alcatroada.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi, garantiu hoje ter recebido um "telefonema do Governo (sul-africano) a pedir desculpas e demonstrar empenho no tratamento do assunto".
Imagens captadas por um vídeo amador e que estão a correr o mundo mostram Mido Macia, que morreu na terça-feira, a ser detido por agentes sul-africanos, após uma discussão sobre estacionamento numa praça de táxi na região de Deyveton, em Joanesburgo.
"Estamos em contacto com as autoridades", garantiu Oldemiro Baloi em declarações à STV, televisão privada moçambicana, à saída do Conselho de Ministros, que decorre em Namaacha, próximo da fronteira com a África do Sul.
Os oito agentes sul-africanos envolvidos na morte do taxista moçambicano vão ser ouvidos por um tribunal da África do Sul na próxima sexta-feira.
Hoje, milhares de pessoas são esperadas no Estádio de Daveyton, onde decorrerá um ritual religioso em homenagem a Mido Macia, cujo corpo deverá ser translado para Maputo, para cerimónia fúnebre no sábado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário