terça-feira, 28 de abril de 2015

Recluso morto pela PRM em Gaza



Um recluso foi morto há dias pela polícia, em Mabalane, província de Gaza.


Trata-se de Sérgio Manuel Zitha e não Carlos Juma, como tem sido publicado em vários órgãos de informação, segundo revelou ontem o porta-voz do Comando da PRM em Gaza, Jeremias Langa.

A vítima, segundo a polícia, fazia parte de um grupo de três reclusos que fugiram do estabelecimento penitenciário regional de Mabalane, no passado dia 18 deste mês, depois de terem arrancado uma arma de fogo do tipo AK-47 a um dos guardas daquele local de reclusão.


Cinco dias depois da fuga, o grupo foi interceptado pela polícia na vila de Chókwè, tendo na sequência havido uma troca de tiros que culminou com a morte de Sérgio Zitha. Aliás, antes de morrer, Zitha foi levado ao hospital de Chókwè, mas não resistiu aos ferimentos. Na ocasião, outros dois reclusos, nomeadamente, Celso Domingos e Carlos Hassane Juma, conseguiram escapar.

3900 mortos e 6500 feridos em terremoto histórico no Nepal




Tragédia

O número oficial de mortos no Nepal devido aos terremotos de sábado e domingo aumentou para 3900, e o dos feridos ultrapassa os 6500. A informação foi avançada por Rameshwor Dangal, presidente da Divisão Nacional de Gestão de Emergências.

Cerca de 90 pessoas morreram também em países vizinhos, incluindo China e Índia.

Por outro lado, quase um milhão de crianças foram “gravemente afectadas” pelo terremoto no Nepal, que matou mais de 3700 pessoas, disse um porta-voz do Fundo das Nações Unidas para as Crianças (Unicef), à medida que as equipas de resgate e trabalhadores de ajuda humanitária tentam auxiliar os atingidos.


Com centenas de milhares de nepaleses a dormirem em barracas ou nas ruas, o Unicef disse que os seus trabalhadores estão preocupados com as doenças infecciosas e transmitidas pela água.

Educação com olhos postos na construção de bibliotecas escolares em Manica


A biblioteca pública Provincial de Manica atendeu no ano transacto 33 mil 725 leitores contra 28 mil 545 em 2013, segundo dados avançados aquando do decorrer da cerimônia do dia mundial do livro e dos direitos do autor.

O director provincial do Turismo em Manica, Fredson Bacar, disse ainda que a procura do acesso a informação é cada vez maior dai que o governo provincial tem estado a apoiar e estimular o desenvolvimento das artes e cultura.
                        
Entretanto para responder a demanda, estão em curso as obras de construção de raiz da biblioteca municipal de Catandica como também o processo de criação jurídica das bibliotecas públicas de Tambara, Catandica, Mossorize, Sussundenga e Gondola, para além de já estar em funcionamento a biblioteca da Escola Secundária Eduardo Mondlane naquela urbe.

O director do Turismo, explicou que o 23 de Abril não pode apenas celebrar-se o dia do livro e dos direitos de autor mas também de elevação das artes e culturas bem como defender os interesses dos fazedores culturais e dos criadores.

Refira-se que o livro é tido como sendo um meio de comunicação e de transmissão de conhecimento humano, porque é através dele que conquista-se grandes vitórias econômicas e sociais.


O director Provincial do Turismo falava destas palavras na manha desta quinta-feira em margem da celebração do dia do livro e dos direitos de autor que se assinalou no pais.