terça-feira, 15 de outubro de 2013
Renamo cumpre ameaça e não negoceia sem facilitadores
A Renamo “cumpriu” a sua promessa e, ontem, não aceitou prosseguir com as negociações sem a presença dos facilitadores, tal como ameaçara na semana passada.
É que, para este partido, o tempo que já se levou no diálogo sem qualquer consenso mostra que um terceiro interveniente é que pode ajudar a aproximar as posições sobre a tensão política no país.
As duas delegações reuniram esta segunda-feira durante 30 minutos no Centro de Conferências Joaquim Chissano, mas sem resultados.
Entretanto, nesta nova tentativa de resolução do impasse político que já se arrastou para a 24ª ronda, o Executivo não cedeu às exigências da Renamo de incluir facilitadores no diálogo.
Estupefacto, o governo acusa a Renamo de ter abandonado a sala de negociações.
Aliás, José Pacheco diz que não conhece as razões que levaram a delegação da “perdiz” a deixar a sala de negociações. “Quando parecia estar a decorrer normalmente, a dada altura, a Renamo abandonou a sala sem uma justificação plausível. Reiteramos a nossa disponibilidade para nos encontrarmos com a Renamo e, pelos canais próprios, faremos chegar essa vontade”, disse José Pacheco, adiantando que a delegação do Governo está pronta para mais uma sessão negocial na próxima segunda-feira.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário